Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga lança nesta noite livro sobre padre José de Anchieta

Publicada em

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Foto de Divulgação
José Tatagiba, autor de Palácio Anchieta – O Apóstolo do Brasil foi Sepultado Aqui
O jornalista José Tatagiba percorreu parte do caminho feito pelo padre e registrou o percurso em imagens que podem ser vistas no livro

Fotografias em edição de luxo para contar o passado e o presente de duas histórias importantes para os capixabas. O jornalista e historiador José Tatagiba lança, nesta terça-feira (25), seu sexto livro, "Palácio Anchieta - O Apóstolo do Brasil foi Sepultado Aqui", em contribuição para o resgate histórico e cultural de Vitória. O evento será realizado na sede social do Clube Álvares Cabral, a partir das 19h.

O projeto tem o apoio da Lei Rubem Braga que, segundo o autor, possibilitou o trabalho feito em pouco mais de cinco anos. "Comecei essa pesquisa em 2005, quando soube da reforma pela qual passaria o Palácio Anchieta. Se não fosse a Lei Rubem Braga, eu não conseguiria fazer um trabalho dessa envergadura", destaca.

A motivação para o trabalho veio da constatação de que a passagem do padre jesuíta José de Anchieta, figura importante na história do Espírito Santo e já beatificado em 1980, quase não tinha registros. "Havia pouca coisa sobre ele e sobre o Palácio. Encontrei citações da presença do jesuíta em terras capixabas e notas dizendo sobre sua morte numa cidadezinha do interior e enterro em Vitória", conta.

Tatagiba percorreu parte do caminho feito pelo padre, de Vitória até Anchieta, e registrou o percurso em imagens que podem ser vistas no livro. Sobre a escolha pelas fotografias, ele revela sua preferência pelas imagens.

Segundo o historiador e jornalista, existem livros com muito texto, em formato pequeno e com letras pequenas sobre a história da cidade e de seus objetos de pesquisa. "Mas as pessoas se empolgavam pouco. A imagem seduz mais. Essa edição em formato de luxo, com fotografias do tamanho da página e em cores teve aceitação muito boa desde o meu primeiro livro, por isso mantive", justifica.

Com o trabalho de pesquisa e o lançamento da obra, Tatagiba faz um alerta. Poços e igrejas que José de Anchieta abriu estão abandonados. O local onde o beato viveu e morreu carecem de atenção. "A maioria das pessoas, incluindo os moradores dos locais, desconhece a história e não sabe informar sobre o assunto", lamenta.

De acordo com o historiador, José de Anchieta é um ícone da história capixaba e sua importância deve ser ressaltada. Atenta ainda para o potencial turístico da história. "O Palácio Anchieta é o marco zero da construção de Vitória e guarda os restos mortais do jesuíta que pode se tornar um santo católico. O túmulo de Anchieta pode se tornar um local de peregrinação", sublinha.

Serviço

Lançamento do livro "Palácio Anchieta - O Apóstolo do Brasil foi Sepultado Aqui"
Onde: Sede Social do Clube Álvares Cabral - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2100, Bento Ferreira.
Quando: nesta terça-feira (25), a partir das 19h.
Quanto: entrada franca. Os livros serão vendidos no local por R$ 80.