Notícias

Lançamento do documentário "Vitória Delas" marca Dia da Mulher Negra

Publicada em 25/07/2019, às 14h48 | Atualizada em 25/07/2019, às 14h54

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Lançamento do documentário "Vitória Delas - Uma História Real" evento fazendo parte da comemoração do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha
Personagens do curta-metragem participaram do lançamento do livro "Vitória Delas"

A emoção marcou o lançamento do documentário “Vitória Delas: Uma história real”, que aconteceu na noite desta quarta-feira (24), no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra e ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25 de julho).

Além da exibição, a noite contou com a fala de três das personagens do curta-metragem, que trata da superação de quatro mulheres que ajudaram a transformar a vida de outras mulheres.

O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres. Para a secretária em exercício, Renata Freire Ferreira Batista, o documentário é uma ferramenta de empoderamento para as mulheres.

"A vida é um aprendizado e precisamos estar sempre atentos. Queria deixar minha palavra de encorajamento e gratidão para essas quatro mulheres. Que a história de vocês possa propiciar vida, coragem e otimismo. Que esse documentário possa ser uma semente. Que ele seja replicado nos quatro cantos dessa cidade. Que possa ser uma ferramenta de reflexão, de superação, de luta e de diálogo".

Documentário

O documentário “Vitória Delas” conta a história de quatro mulheres: Winy Fabiano, Dora Costa, Ivete Pereira e Berenice Correa. Todas são lideranças influentes em suas comunidades e protagonistas de suas vidas. 

Além da exibição no Mucane, o documentário será exibido em novas datas, em espaços localizados nos bairros das protagonistas:

• dia 31 de julho, às 18h30, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão;
• dia 7 de agosto, às 14h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
• dia 14 de agosto, às 19 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes.

Data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente. Em Vitória, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela lei municipal nº 8.231/2012.


Voltar ao topo da página