O curta-metragem "Vitória Revisitada", uma produção emocionante que resgata imagens raras da capital capixaba na década de 60, será lançado na próxima quinta-feira (19), a partir das 19 horas, na sede do IMA, localizada na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, no bairro de Jardim da Penha em Vitória. A ação deriva de uma parceria da PMV, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), com o Instituto Marlin Azul (IMA).
Com duração de 14 minutos, o curta foi contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Semc e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
A produção foi idealizada e dirigida por Adriana Jacobsen, associada ao IMA, e busca recontar a história de Vitória por meio de imagens inéditas, muitas delas nos formatos cinematográficos Super 8 e 8mm, recuperadas de um acervo histórico.
O evento será conduzido pela própria diretora, que ainda orientará uma conversa com o público após a exibição do filme. Adriana estará acompanhada da escritora Marilena Vellozo Soneghet Bergmann, membro da Academia Capixaba de Letras e personagem narradora do filme.
"A presença de Nena (como é carinhosamente chamada), viúva do cineasta amador Ernst Bergman, que filmou as imagens nos anos 60, será um momento especial de troca e reflexão sobre o legado audiovisual e cultural de Vitória", afirma Adriana.
O filme: uma viagem no tempo
O curta "Vitória Revisitada" é uma homenagem à cidade que resgata a memória visual da capital capixaba, mostrando imagens que capturam o cotidiano e os cenários de uma Vitória ainda em transformação.
Durante a produção do filme, Adriana Jacobsen e Lucas Bonini, seu parceiro de projeto, tiveram acesso a um acervo cinematográfico inédito, filmado ao longo de décadas por Ernst Bergman, cineasta amador que registrou cenas de Vitória e de outras cidades do Espírito Santo.
Com o apoio do IMA, todo o acervo foi escaneado e digitalizado, preservando para as futuras gerações essa memória histórica. A proposta do filme é revisitar essas imagens antigas com a narração de Nena, que compartilha suas memórias e relatos sobre a cidade à época da gravação. Para enriquecer ainda mais a narrativa, o filme contrapõe as imagens de então com registros atuais dos mesmos locais, proporcionando uma reflexão sobre as transformações urbanas e culturais que marcaram a cidade ao longo dos anos.
Um evento de celebração cultural
O evento, que terá duração de até 1h30, promete ser um momento de celebração da história e da cultura capixaba. O curta é classificado como livre para todos os públicos, mas é recomendado para maiores de 14 anos, devido ao conteúdo mais interessante para adultos e jovens dessa faixa etária.
Sobre o IMA
O Instituto Marlin Azul (IMA) é uma instituição reconhecida por sua contribuição à cultura e à memória capixaba, sendo referência em ações que buscam valorizar e divulgar a produção artística e cultural do Espírito Santo.
Serviço Lançamento do curta-metragem "Vitória Revisitada" Quando: quinta-feira (19) às 19 horas Onde: Instituto Marlin Azul (IMA) - Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570 - Jardim da Penha, Vitória Classificação: recomendado para maiores de 14 anos.