Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lançamento do curta Vitória Revisitada homenageia a cidade com imagens inéditas dos anos 60

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Todo o acervo foi escaneado e digitalizado preservando para as futuras gerações a memória histórica.

O curta-metragem "Vitória Revisitada", uma produção emocionante que resgata imagens raras da capital capixaba na década de 60, será lançado na próxima quinta-feira (19), a partir das 19 horas, na sede do IMA, localizada na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, no bairro de Jardim da Penha em Vitória. A ação deriva de uma parceria da PMV, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), com o Instituto Marlin Azul (IMA).

Com duração de 14 minutos, o curta foi contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Semc e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

A produção foi idealizada e dirigida por Adriana Jacobsen, associada ao IMA, e busca recontar a história de Vitória por meio de imagens inéditas, muitas delas nos formatos cinematográficos Super 8 e 8mm, recuperadas de um acervo histórico.

O evento será conduzido pela própria diretora, que ainda orientará uma conversa com o público após a exibição do filme. Adriana estará acompanhada da escritora Marilena Vellozo Soneghet Bergmann, membro da Academia Capixaba de Letras e personagem narradora do filme.

"A presença de Nena (como é carinhosamente chamada), viúva do cineasta amador Ernst Bergman, que filmou as imagens nos anos 60, será um momento especial de troca e reflexão sobre o legado audiovisual e cultural de Vitória", afirma Adriana.

O filme: uma viagem no tempo

O curta "Vitória Revisitada" é uma homenagem à cidade que resgata a memória visual da capital capixaba, mostrando imagens que capturam o cotidiano e os cenários de uma Vitória ainda em transformação.

Durante a produção do filme, Adriana Jacobsen e Lucas Bonini, seu parceiro de projeto, tiveram acesso a um acervo cinematográfico inédito, filmado ao longo de décadas por Ernst Bergman, cineasta amador que registrou cenas de Vitória e de outras cidades do Espírito Santo.

Com o apoio do IMA, todo o acervo foi escaneado e digitalizado, preservando para as futuras gerações essa memória histórica. A proposta do filme é revisitar essas imagens antigas com a narração de Nena, que compartilha suas memórias e relatos sobre a cidade à época da gravação. Para enriquecer ainda mais a narrativa, o filme contrapõe as imagens de então com registros atuais dos mesmos locais, proporcionando uma reflexão sobre as transformações urbanas e culturais que marcaram a cidade ao longo dos anos.

Um evento de celebração cultural

O evento, que terá duração de até 1h30, promete ser um momento de celebração da história e da cultura capixaba. O curta é classificado como livre para todos os públicos, mas é recomendado para maiores de 14 anos, devido ao conteúdo mais interessante para adultos e jovens dessa faixa etária.

Sobre o IMA

O Instituto Marlin Azul (IMA) é uma instituição reconhecida por sua contribuição à cultura e à memória capixaba, sendo referência em ações que buscam valorizar e divulgar a produção artística e cultural do Espírito Santo.

Serviço
Lançamento do curta-metragem "Vitória Revisitada"

Quando: quinta-feira (19) às 19 horas
Onde: Instituto Marlin Azul (IMA) - Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570 - Jardim da Penha, Vitória
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos.