O ginásio do Tancredão foi palco de uma tarde inesquecível para as estudantes que disputaram a final do basquete feminino dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi). As equipes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Alvimar Silva, Maria Leonor Pereira da Silva, Heloisa Abreu Judice e Suzete Cuendet entraram em quadra com muita garra e espírito esportivo. Ao final das partidas, a Emef Alvimar Silva conquistou o título de campeã invicta, depois de derrotar a equipe da Emef Maria Leonor na grande final. A Emef Heloisa Abreu completou o pódio em terceiro lugar.
As atletas da equipe campeã também expressaram a emoção de participar da competição. Ana Carolina Carvalho, aluna do 8º ano da Escola Alvimar Silva, falou sobre sua estreia no campeonato: "Foi uma experiência única. A primeira vez que competi no Jemvi e foi simplesmente mágico. Pretendo treinar ainda mais para voltarmos no ano que vem e, quem sabe, conquistar o troféu de novo. Cada parte foi especial: os treinos, a convivência com minhas colegas de equipe e, claro, aquela sensação maravilhosa da vitória", contou.
Jarlyni Graciliano Campos, também do 8º ano da Escola Alvimar, destacou o espírito esportivo e a importância da conquista: "Para mim, é uma sensação de vitória muito boa. Eu adoro ganhar, mas também sei lidar com as derrotas. Fiquei muito feliz com a medalha, mas agora quero muito o troféu que vai para a escola. Essa conquista é de todas as minhas amigas e do professor Baroni, que nos treinou muito bem. Eu adorei tudo: os treinos, a rotina, o desafio. Cada competição tem um gostinho especial", disse,
O professor Baroni, técnico da equipe campeã, resumiu o sentimento da final. "É um sentimento de dever cumprido e muita felicidade. Participar do Jemvi já é uma tradição para a nossa escola. Os alunos se envolvem muito, e temos o apoio total da direção, professores e toda a equipe. Ver as meninas em quadra colocando em prática tudo o que treinamos com tanta dedicação é gratificante. O clima foi totalmente amistoso, sem conflitos, e as equipes se respeitaram do início ao fim. A arbitragem e a organização foram excelentes. Ontem, minhas atletas me encheram de orgulho", afirmou.
Maria Celeste Rocha, coordenadora de Práticas Integradoras da Secretaria de Educação (Seme) destacou a energia positiva do evento. "Que tarde linda! As meninas jogaram com muita garra, entrega e alegria. Foi emocionante ver tanta dedicação em quadra, num clima leve, amistoso, com torcida, vibração e muita celebração no fim", afirmou.
Para a equipe organizadora, mais do que uma competição, a final foi um momento de aprendizado e conexão. "É disso que se trata: jogos escolares com paz, emoção e festa! Ficamos muito felizes em ver nossas estudantes vivendo essa experiência tão potente. O esporte na escola transforma, fortalece vínculos e deixa marcas que elas vão levar para a vida inteira", completou Celeste.