Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Integrantes do GGIM aprovam novas barreiras do Cerco Inteligente de Segurança

Publicada em 11/09/2019, às 11h50 | Atualizada em 11/09/2019, às 11h55

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida

Reunião mensal do GGIM

Secretário Fronzio Calheira apresentou dados do Cerco Inteligente de Segurança da PMV durante reunião do GGIM (Ampliar imagem)

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) aprovou, em reunião na tarde desta terça-feira (10), na Prefeitura de Vitória, a ampliação do Cerco Inteligente de Segurança. Foi proposta a instalação de mais quatro barreiras com câmeras em importantes vias da cidade, totalizando 22.

“Essas novas câmeras poderão contribuir para aumentar ainda mais a eficiência do sistema”, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Pontos estratégicos

Os locais definidos pela Semsu para a instalação dos novos equipamentos ficam em pontos estratégicos de ligação entre os cinco setores da cidade onde estão instaladas as 18 barreiras do sistema.

Os locais já definidos para a instalação, que ainda não tem data prevista para acontecer, são as avenidas Maruípe, Leitão da Silva e Marechal Campos e a rodovia Serafim Derenzi.

"O objetivo é aumentar o número de áreas cobertas pelas câmeras do Cerco Inteligente de Segurança. O setor de inteligência da Semsu já constatou que, quando um criminoso rouba um carro, a tendência é ele circular com esse veículo em vias que não possuem barreiras do Cerco Inteligente. Essas quatro avenidas fazem uma importante ligação entre os cinco setores e estarão localizadas em pontos estratégicos", pontuou o subsecretário da Guarda Municipal, Edvandro Sipolatti.

Segundo o secretário Fronzio Calheira, a partir da aprovação da ampliação do Cerco Inteligente, serão realizados estudos técnicos para a viabilidade de instalação das câmeras nos locais desejados.

Leonardo Silveira

Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento

Sistema contribui para a diminuição das ocorrências de furtos e roubos de carros e crimes contra o patrimônio na cidade (Ampliar imagem)

Veículos recuperados

Desde a implantação do sistema, em abril de 2018, 184 veículos furtados ou roubados foram recuperados com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança. O sistema atualmente conta com 70 câmeras, instaladas em 18 barreiras localizadas em vias estratégicas da cidade.

Quando um carro com restrição de furto e roubo passa por uma dessas barreiras, imediatamente um alarme é acionado na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), que repassa as informações do veículo e trajeto para as equipes de abordagem da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Estatísticas

Na reunião mensal do GGIM, o secretário Fronzio Calheira também apresentou dados sobre crimes contra o patrimônio na cidade. Entre os meses de janeiro a agosto de 2018, foram 3.425 registros. contra 3.242 em 2019, o que representa uma redução de 5,5% em relação ao ano passado.

O número de furtos e roubos de veículos apresentou queda de 34% em relação ao mesmo período do ano passado: de janeiro a agosto de 2018, foram 701 carros furtados ou roubados e, em 2019, 463.

Sobre o GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando a segurança e a ordem pública na capital. As reuniões acontecem uma vez por mês para planejar ações, discutir problemas e soluções para eventos que envolvam a cidade e situações de segurança.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site