Notícias

Integrantes do GGIM aprovam novas barreiras do Cerco Inteligente de Segurança

Publicada em 11/09/2019, às 11h50 | Atualizada em 11/09/2019, às 11h55

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Reunião mensal do GGIM
Secretário Fronzio Calheira apresentou dados do Cerco Inteligente de Segurança da PMV durante reunião do GGIM (ampliar)

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) aprovou, em reunião na tarde desta terça-feira (10), na Prefeitura de Vitória, a ampliação do Cerco Inteligente de Segurança. Foi proposta a instalação de mais quatro barreiras com câmeras em importantes vias da cidade, totalizando 22.

“Essas novas câmeras poderão contribuir para aumentar ainda mais a eficiência do sistema”, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Pontos estratégicos

Os locais definidos pela Semsu para a instalação dos novos equipamentos ficam em pontos estratégicos de ligação entre os cinco setores da cidade onde estão instaladas as 18 barreiras do sistema.

Os locais já definidos para a instalação, que ainda não tem data prevista para acontecer, são as avenidas Maruípe, Leitão da Silva e Marechal Campos e a rodovia Serafim Derenzi.

"O objetivo é aumentar o número de áreas cobertas pelas câmeras do Cerco Inteligente de Segurança. O setor de inteligência da Semsu já constatou que, quando um criminoso rouba um carro, a tendência é ele circular com esse veículo em vias que não possuem barreiras do Cerco Inteligente. Essas quatro avenidas fazem uma importante ligação entre os cinco setores e estarão localizadas em pontos estratégicos", pontuou o subsecretário da Guarda Municipal, Edvandro Sipolatti.

Segundo o secretário Fronzio Calheira, a partir da aprovação da ampliação do Cerco Inteligente, serão realizados estudos técnicos para a viabilidade de instalação das câmeras nos locais desejados.

Leonardo Silveira
Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento
Sistema contribui para a diminuição das ocorrências de furtos e roubos de carros e crimes contra o patrimônio na cidade

Veículos recuperados

Desde a implantação do sistema, em abril de 2018, 184 veículos furtados ou roubados foram recuperados com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança. O sistema atualmente conta com 70 câmeras, instaladas em 18 barreiras localizadas em vias estratégicas da cidade.

Quando um carro com restrição de furto e roubo passa por uma dessas barreiras, imediatamente um alarme é acionado na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), que repassa as informações do veículo e trajeto para as equipes de abordagem da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Estatísticas

Na reunião mensal do GGIM, o secretário Fronzio Calheira também apresentou dados sobre crimes contra o patrimônio na cidade. Entre os meses de janeiro a agosto de 2018, foram 3.425 registros. contra 3.242 em 2019, o que representa uma redução de 5,5% em relação ao ano passado.

O número de furtos e roubos de veículos apresentou queda de 34% em relação ao mesmo período do ano passado: de janeiro a agosto de 2018, foram 701 carros furtados ou roubados e, em 2019, 463.

Sobre o GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando a segurança e a ordem pública na capital. As reuniões acontecem uma vez por mês para planejar ações, discutir problemas e soluções para eventos que envolvam a cidade e situações de segurança.


Voltar ao topo da página