Notícias

Instrumentarte realiza trilha sonora de filme sobre preservação do manguezal

Publicada em 10/12/2019, às 16h15

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
Imagem da animação Dia de Manguezal
Com técnicas de animação 2D, stop motion e pixilation, a animação foi inspirada na cultura do manguezal e na consciência ambiental
Imagem divulgação
Imagem da animação Dia de Manguezal
Filme "Dia do Manguezal" valoriza a cultura e a identidade de Goiabeiras, como a panela de barro

Resgatando as raízes da cultura de Goiabeiras, baseada no congo e nas panelas de barro, o projeto Instrumentarte, do Circuito Cultural de Vitória, foi convidado para gravar a trilha sonora do filme de animação "Dia do Manguezal".

A animação será lançada nesta quarta-feira (11), às 8h30, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A sessão é aberta e a classificação indicativa é livre.

Com técnicas de animação 2D, stop motion e pixilation, a animação foi inspirada na cultura do manguezal, na consciência ambiental e no gosto pelas brincadeiras de pintar, desenhar, recortar e modelar com argila e com massinha.

O trabalho foi realizado por 40 crianças do 6º ano do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões. As crianças inventaram cenários, personagens e ações que fazem parte do curta-metragem de animação.

As crianças e a comunidade de Goiabeiras Velha devem comparecer ao lançamento no cinema. Na abertura, os protagonistas mirins ainda farão uma apresentação ao vivo da trilha sonora que escolheram para o filme. A animação também será exibida na comunidade de Goiabeiras Velha e posteriormente lançada em DVD para distribuição entre os autores, escolas, parceiros do projeto e instituições ligadas à defesa do meio ambiente, sustentabilidade, direitos da infância e adolescência, cultura, educação e preservação da memória. 

Participação do Instrumentarte

Instaladas em um dos berços do congo capixaba, as crianças do Cmei Jacyntha Simões aprendem desde cedo a cantar as músicas, dançar e tocar tambores e casacas com o projeto Instrumentarte, que leva o ensino da tradição do congo para dentro da sala de aula. As aulas semanais da escola têm a orientação do mestre de congo Sagrilo e do mestre Valdemiro, da banda de congo Panela de Barro, de Goiabeiras Velha.

Foi a partir da escolha das músicas pelos alunos e da gravação do áudio da roda de congo infantil que o filme de animação começou a ser concebido. Ao longo do semestre, as crianças produziram desenhos, pinturas e aquarelas com tintas naturais do mangue, criaram cenários em caixas de papel, personagens recortados, objetos modelados em barro, massinha colorida e encenaram as sequências que compõem o curta-metragem de animação.

Valorização

A coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, diz que essa parceria com resultado na animação reforça o trabalho que é feito para a valorização da identidade e da cultura locais. "Essa construção coletiva fortalece ainda mais a rede de atores que atuam de forma direta com a identidade local, promovendo consciência ambiental e cultural", afirmou. 

Realização

A animação é uma realização do projeto Animação Ambiental do Instituto Marlin Azul, realizada através da Lei Rouanet. O projeto de extensão da Ufes "Narradores da Maré", além do Cmei Jacyntha Simões e o Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, atuaram como parceiros nessa realização.

Concepção

A animação "Dia do Manguezal" foi concebida para sintetizar e comemorar o trabalho de conscientização ambiental da turma. 

Há mais de 20 anos, as professoras Fabíola Fraga e Márcia Dias realizam na escola um trabalho voltado para a valorização da cultura regional de Goiabeiras (congo e paneleiras) e preservação do ecossistema manguezal.

Projeto Animação Ambiental

Com mais de 15 anos de estrada, o projeto Animação Ambiental utiliza as técnicas do cinema de animação para criar espaços de reflexão sobre temas relevantes para alunos e suas comunidades, trazendo novos conhecimentos, de forma lúdica e divertida.

Ao transformarem uma ideia em filme, as crianças e adolescentes exercitam a expressão oral e escrita, a criatividade, as habilidades artísticas, despertam a imaginação, adquirem novos conhecimentos, desenvolvem a sensibilidade e a consciência ambiental.

Narradores da Maré

Narradores da Maré, criado em 2014, é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Educação da Ufes que propõe práticas pedagógicas e ações afirmativas nas comunidades localizadas em áreas de manguezal da baía de Vitória. Desde 2017 promove atividades culturais, de preservação, conscientização e convivência comunitária em Goiabeiras Velha, com ampla participação dos moradores de todas as idades. 

Serviço
Lançamento do filme Dia do Manguezal

Quando: 11 de dezembro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Cine Metrópolis – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

Voltar ao topo da página