Notícias

Iniciada urbanização nas Ruas Flor do Campo e dos Ipês, no bairro Universitário

Publicada em 02/06/2023, às 15h05 | Atualizada em 05/06/2023, às 10h59

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Elizabeth Nader
Ordem de Serviço da Drenagem e Pavimentação da Rua dos Ipês
Ordem de Serviço para drenagem e Pavimentação das Ruas Flor do Campo e dos Ipês. (ampliar)
Elizabeth Nader
Ordem de Serviço da Drenagem e Pavimentação da Rua dos Ipês
Prefeito Lorenzo Pazolini ao lado da sra. Letícia Simão, moradora do bairro há 20 anos. (ampliar)

Vinte e três anos após o primeiro pedido oficial, a Prefeitura de Vitória iniciou as obras de infraestrutura urbana, na Rua Flor do Campo e na Rua dos Ipês, no bairro Universitário. O empreendimento, que contempla serviços de drenagem, pavimentação e obras complementares, foi contratado por R$ 2.215.000,00 com prazo de conclusão de 180 dias.

A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira, dia 02 de junho, no bairro, com a presença de vereadores, lideranças comunitárias e a participação maciça de moradores do local.

O principal objetivo das obras é o acesso dos moradores às suas residências por meio de veículos. Outra finalidade é permitir a ligação dessas vias projetadas com as ruas existentes.

As Ruas Flor do Campo e dos Ipês terão pista com seis metros de largura, em blocos intertravados (tipo Pav's). Tendo em vista as altas declividades presentes no terreno este tipo de pavimento é o recomendado. As calçadas serão construídas nos dois lados das vias com largura mínima de um metro e vinte cada.

O sistema de drenagem foi projetado com poços de visita interligados por rede de diâmetro mínimo de seiscentos milímetros. Também foi projetado a implantação de descida d'água (escada hidráulica) ao longo da via, com o objetivo principal de reduzir a velocidade da água escoada.

Elizabeth Nader
Ordem de Serviço da Drenagem e Pavimentação da Rua dos Ipês
Rua dos Ipês, no bairro Universitário. (ampliar)
Elizabeth Nader
Ordem de Serviço para pavimentação de ruas no bairro Universitário
Assinatura da Ordem de Serviço para drenagem e Pavimentação das Ruas dos Ipês. (ampliar)

Novos projetos

Além das obras nas Ruas Flor do Campo e dos Ipês, a PMV está projetando a construção da praça da academia e uma contenção de encosta na Rua Amor Perfeito, também no bairro Universitário.

"Com essa obra aqui no bairro Universitário estamos resgatando o carinho, a atenção e o zelo com essa comunidade. É um empreendimento difícil em função da declividade do terreno, mas possível de ser feito. Em breve voltaremos aqui para entregar essa rua. Não é promessa assinada em papel. É realidade!", ressaltou o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.

"São 23 anos subindo essa escada e é a primeira vez que a prefeitura olha para nós moradores da rua dos Ipês. Com a abertura da rua vou poder trazer minha fábrica de doces para cá. Hoje, tenho que descer essas escadas com mil, dois mil doces para vender na Praia do Canto e subir com matéria prima", testemunhou Ângela de Angeli.

"Essa obra é uma bênção para os moradores do bairro. Aguardamos por décadas a abertura dessa rua e é com muita alegria no coração que vejo isso se concretizando. Estou radiante, pois vou poder caminhar com mais segurança até minha casa", comemorou Letícia Simão de Oliveira, moradora do bairro há mais de vinte anos.

Rita Galina, líder comunitária do bairro Universitário lembrou que a comunidade pleiteia a abertura dessas ruas há décadas. "Eu e lideranças antigas do bairro já havíamos pedido essa obra há anos. Várias administrações passaram, sem resultado. Agora a obra vai ser feita. Somos gratas ao prefeito Lorenzo Pazolini, aos vereadores e ao pessoal da secretaria de Obras, que trabalharam para essa rua ser feita", afirmou.

Elizabeth Nader
Ordem de Serviço para pavimentação de ruas no bairro Universitário
Assinatura da Ordem de Serviço para drenagem e Pavimentação das Ruas dos Ipês (ampliar)
Elizabeth Nader
Ordem de Serviço para pavimentação de ruas no bairro Universitário
Ordem de Serviço para drenagem e Pavimentação das Ruas dos Ipês. (ampliar)

Voltar ao topo da página