Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Inaugurada EBAP em Mário Cypreste, parte do sistema de macrodrenagem da Grande Santo Antônio

Publicada em | Atualizada em

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Água potável e saneamento
  • Ação contra a mudança global do clima

Leonardo Duarte
Entrega da EBAP de Mário Cypreste
Entrega da EBAP de Mário Cypreste.

A Prefeitura de Vitória inaugurou, nesta quarta-feira (1º), a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Sargento Antônio Costa, em Mário Cypreste. O novo equipamento integra o sistema de macrodrenagem da Grande Santo Antônio, um conjunto de intervenções estruturantes que está transformando a região e beneficiando milhares de moradores.

A estação foi implantada no final da galeria da rua Antônio Pinto de Aguiar, para receber as águas vindas de toda a bacia de drenagem e impedir a entrada da maré no bairro, reduzindo riscos de alagamentos que historicamente atingiam a comunidade.

Com três bombas anfíbias, a EBAP Sargento Antônio Costa tem capacidade de recalque de 2.700 litros por segundo. O sistema conta ainda com comportas de controle das marés, grades mecanizadas para retenção de resíduos, automação digital e subestação elétrica própria, garantindo eficiência e segurança no funcionamento.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância da entrega: "estamos dando mais um passo no maior investimento em drenagem já realizado em Vitória. Lembro daquele sábado, 14 de abril de 2023, quando estivemos neste mesmo local para iniciar as obras. Hoje, estamos inaugurando a estação de bombeamento. A comunidade de Mário Cypreste tem que ser respeitada o ano todo, não só no período de carnaval. O bairro sedia o terceiro maior carnaval do Brasil não poderia ficar sofrendo com alagamentos diários, até sem chuva, só com a subida das marés. É por isso que nós estamos aqui essa noite. Para agradecê-los pela paciência, para pedir desculpas pelo passado e para reescrevermos uma nova história", disse.

O secretário de Obras, Gustavo Perin, lembrou que o empreendimento faz parte de um contrato de R$ 139,6 milhões, que inclui a construção de dois reservatórios de contenção (Santa Tereza e Inhanguetá), duas estações de bombeamento (Mário Cypreste e Universitário) e mais de 4 quilômetros de galerias. "É uma intervenção de grande complexidade técnica e impacto social, que vai minimizar os efeitos das chuvas e das marés, melhorar a mobilidade e trazer mais tranquilidade para milhares de pessoas", ressaltou.

As obras do sistema de macrodrenagem beneficiam 18 bacias de drenagem que atendem os bairros Mário Cypreste, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória, Universitário e Santa Tereza.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, destacou que a entrega representa o resultado de décadas de luta contra os alagamentos na Grande Santo Antônio. Ele ressaltou a importância de investir em obras estruturais de drenagem, que muitas vezes não ficam visíveis, mas transformam a vida da população.

Emocionado, Paulo Rogério Costa, filho do homenageado que dá nome à estação, lembrou que a luta pela obra começou com seu pai e que ver o nome dele associado à conquista é motivo de orgulho. Ele ressaltou que a inclusão do bairro no sistema de macrodrenagem representa o fim de uma longa espera da comunidade. "A intervenção do ex-vereador Duda Brasil e a sensibilidade do secretário de Obras Gustavo Perin em ouvir a comunidade foram fundamentais para a realização da obra", disse.

Já o ex-vereador Duda Brasil e morador do bairro Santo Antônio, lembrou que a estação de bombeamento integra um conjunto de investimentos de mais de R$ 140 milhões em infraestrutura na região. Ele destacou que, além da macrodrenagem, estão em andamento obras de escolas, unidades de saúde, centros de assistência social e pavimentação, reforçando a transformação urbana da Grande Santo Antônio. Para ele, esse avanço só foi possível graças ao diálogo e à construção coletiva com os moradores.

As intervenções concluídas são:

• Estação de bombeamento (Mário Cyprestes);
• Reservatório de contenção (Inhanguetá);
• Galerias

Em Santo Antônio: Rua Soldado Manoel Furtado, Travessa Lindolfo, Rodovia Serafin Derenzi;

Em Santa Tereza: Rua Ariosto da Silva Santos e Rua Agostinho Oliveira;

Em Inhanguetá: Rua José Ramos da Costa Filho, rua Pedro Correia;

Em Universitário e Grande Vitória: Rua Flor de Lírio, Rua da Vitória e Beco das Palmeiras.

Em Estrelinha: Rua Aristides Netto, Rua dos Canoeiros

As intervenções em andamento são:

• Reservatórios de contenção (Santa Tereza);
• Estação de bombeamento (Universitário);
• Galerias nas ruas: Onze de Janeiro; do Canal; Itabira e dos Canoeiros.

Matéria relacionada:

PMV assina ordem de serviço para a macrodrenagem da Grande Santo.