Notícias

Idosos e crianças vivem momentos de descontração em CCTI de Jardim da Penha

Publicada em 04/07/2019, às 13h25

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Paula Bourguignon
Atividade intergeracional entre CCTI de Jardim da Penha CMEI Professora Cida Barreto 01
O objetivo do encontro é fortalecer as relações afetivas entre as crianças e os idosos
Paula Bourguignon
Atividade intergeracional entre CCTI de Jardim da Penha CMEI Professora Cida Barreto 02
Os estudantes tiveram uma manhã divertida com os idosos do CCTI de Jardim da Penha

Semear o amor e cultivar relações mais fraternas de respeito, amizade e carinho. Através de uma atividade intergeracional, as pessoas idosas do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha receberam uma semente de girassol dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Cida Barreto, de Portal de Camburi, na manhã desta quinta-feira (4).

A ação deve como objetivo fortalecer as relações afetivas entre os pequenos, dos grupos 6A e 6B, com os idosos do equipamento. Com muita animação e alegria, todos se juntaram e dançaram músicas dos anos 80 e algumas contemporâneas. A ação teve continuidade na tarde desta quinta-feira (4), com os grupos 3B e 4B.

"Achei espectacular estar esta manhã com estes pequenos. Nos tornamos crianças hoje novamente. Muito bom conviver com essa alegria deles. Isso até nos rejuvenesce por ter muita energia positiva envolvida. Dá mais vontade de valorizar a vida", disse Maria do Carmo Pretti Carvalho, de 76 anos.

"Achei maravilhosa a atividade. Criança remete a pureza, perdão, alegria e renascimento. Fiquei muito feliz quando cheguei aqui e vi aquela meninada toda reunida. Afinal, essas crianças estão em processo de aprendizagem e precisam dos nossos cuidados", disse Grazilla Scardini, 70.

Afeto

"A maior importância dessa atividade hoje é promover a integração e que estejam todos conectados. Buscamos que as crianças percebam que a pessoa idosa não está tão distante delas. Para as pessoas idosas, que desperte nelas essa alegria de viver na terceira idade. Isso é uma troca e queremos aproximar essas relações de carinho e afeto. Todos saem daqui leves e com histórias para contar", explicou o técnico esportivo do CCTI de Jardim da Penha, Caio Rezende.

Fortalecer

"Foi um momento único na vida dessas crianças. O que foi feito hoje ficará marcado na vida desses meninos e meninas porque, nesta faixa etária entre cinco e seis anos, os valores e atitudes ficam marcados positivamente na vida de cada um", disse a pedagoga do CMEI Cida Barreto, Rosangela Abreu Zorzanelli

"Temos um protejo institucional e nossa equipe pensou em trabalhar a pessoa idosa, pois a nossa temática é 'O tempo'. A experiência das pessoas mais velhas contribui muito na formação dos pequenos, através do resgate de valores que podem ser perdidos ao longo do tempo, seja no passado, presente e futuro. Além de fortalecer o respeito, das histórias e das vivências desses idosos e dessas crianças", explicou Keila Vicentini Madeira, diretora do CMEI Professora Cida Barreto.

Tranformação

"Esta ação promove a integração e a socialização, além de fortalecer o respeito e a dignidade dos pequenos com a pessoa idosa. Através da dança, todos participam. As crianças vivenciam o dia a dia da pessoa idosa e conseguem demonstrar esse afeto por eles. Isso é transformador e enriquecedor", mencionou Érika Fortuna, coordenadora do CCTI de Jardim da Penha.


Voltar ao topo da página