Notícias

Idosos de Vitória refletem sobre violação de direitos

Publicada em 14/08/2019, às 18h54

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Fabíola Calazans fala sobre violência para participantes do Nispi São Pedro
Roda de conversa "O Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa" aconteceu no CEU, na Ilha das Caieiras

O projeto Conhecer para Florescer, que promove momentos de reflexão e troca de informações entre idosos, chegou ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras. Na tarde desta quarta-feira (14), a roda de conversa sobre "O Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa" teve como facilitadora a coordenadora geral dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Fabíola Calazans.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal do Idoso (Comid). A abertura foi realizada pela presidente do Comid, Aidil Barbosa, e o encontro envolveu os usuários do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (NISPI) São Pedro.

"É importante fortalecer esses espaços de convivência, como o CEU, onde podemos conversar sobre situações de violência, orientar sobre formas de pensamento, formas de cuidar e de conviver para proteger nossos idosos. Abordando esse tema e mostrando os canais de denúncia, podemos evitar que mais casos ocorram e fiquem velados", disse Fabíola Calazans.

Atenta às orientações estava Maria Lúcia Barbosa, moradora há 37 anos em São Pedro. "Importantes essas informações sobre a violência contra idoso e como a gente pode denunciar. Porque essa situação de abuso não pode ficar assim", disse.

O encontro também contou com a presença da pequena Maria Alice Vieira, de 5 anos. "Não pode machucar e nem desrespeitar o idoso", afirmou.

Reflexão

O projeto "Conhecer para Florescer: Empoderamento da Pessoa Idosa" foi criado em 2016. Além de promover momentos de reflexão e trocas de informações, os encontros são um espaço de diálogo e participação dos idosos, nos quais podem identificar dificuldades, reconhecer potencialidades e ampliar o envolvimento coletivo para influenciar e garantir as políticas públicas para essa população.


Voltar ao topo da página