Notícias
Guarda-vidas de Vitória levam pódio na Copa Brasil de Águas Aberta
Publicada em 05/09/2023, às 17h10 | Atualizada em 05/09/2023, às 18h06
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O clima do último final de semana pode não ter sido o melhor para pegar uma praia, mas foi excelente para os guarda-vidas da Capital. Integrantes do Salvamar, grupamento de salvamento marítimo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória, estiveram no pódio de três competições na Grande Vitória.
Na Curva da Jurema, a Copa Brasil de Águas Abertas não deu para mais ninguém. No sábado (2), o campeão do percurso de 5 km foi Regis Almeida e o segundo lugar ficou com Sol Rebolledo. Já na categoria de 1,5 km, o segundo colocado foi Lucas Ventura. E fechando o dia, Leonardo Gomes ficou na terceira posição da prova Sênior C, com 5 km. E ainda teve a guarda-vidas Lila Tavares no primeiríssimo lugar do geral feminino.
Já no dia seguinte, quem representou o Salvamar no pódio foi o guarda-vidas Hélio Gonçalves. Ele garantiu o terceiro lugar na categoria Sênior B, de percurso 2,5 km, também da Copa Brasil. "Eu treino durante as escalas e também corro no asfalto. Isso ajuda muito na hora de competir", afirma Hélio.
Ao todo, nove guarda-vidas competiram na Copa Brasil. "Nossa profissão requer um bom condicionamento físico, por isso, atividades físicas como corrida e natação fazem parte do nosso dia a dia de trabalho", conta o guarda-vidas Evandro Milagre, que também faz parte da equipe do Salvamar.
SALVAMAR VITÓRIA
O coordenador do Salvamar, Ednardo Dalmácio, conta que os guarda-vidas treinam habitualmente para exercerem as demandas do dia a dia. "A rotina de treinamento é necessária. Somente em 2023, foram realizados já 49 atendimentos de resgates no mar e isso demanda preparo físico, o que acaba levando muitos a estarem também preparados para competições", observou.
O Grupamento de Salvamento Marítimo da Semsu possui um efetivo de 45 guarda-vidas durante a baixa temporada e chegando a 90 durante o verão. O Salvamar atende a 18 pontos distribuídos pelo balneário da Capital, monitorando banhistas, atendendo crianças e idosos perdidos, realizando ações educativas de prevenção a afogamentos e também atuando na segurança de eventos aquáticos.