Guardas municipais de Vitória e Cariacica reunidos na sede da Semsu, em Vitória.
A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) recebeu, nesta segunda-feira (13), representantes da Guarda Civil Municipal de Cariacica para uma visita técnica com foco no uso de tecnologia na segurança pública. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), onde a equipe visitante conheceu o funcionamento da Central de Monitoramento (Ciom), por meio da qual são operacionalizadas 1.159 câmeras, e outros recursos utilizados na capital.
Durante a visita, os guardas municipais de Cariacica foram apresentados à estrutura e aos sistemas utilizados pela Guarda de Vitória, como o monitoramento em tempo real, o sistema do cerco inteligente, botões do pânico das unidades de ensino e da mulher e os softwares de inteligência artificial, que apoiam o trabalho preventivo e de resposta rápida.
O gerente da Central de Monitoramento, Sedrik de Andrade, destacou a importância da troca de experiências entre as instituições: "Compartilhar boas práticas fortalece a segurança pública como um todo. Ficamos felizes em mostrar os resultados positivos que temos alcançado com o apoio da tecnologia e com o trabalho integrado", afirmou.
A visita reforça o compromisso da Guarda de Vitória com a modernização dos serviços e a cooperação intermunicipal, contribuindo para cidades mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios urbanos.
Somente de janeiro a junho deste ano, foram abordados 290 veículos com auxílio da tecnologia - entre carros e motocicletas. Dentre essas abordagens, 82 carros com restrição de furto ou roubo foram recuperados, 23 veículos foram apreendidos e três foram removidos por medidas de trânsito. Em razão das abordagens, 211 pessoas foram detidas e levadas para a delegacia.
"A Central de Monitoramento também permite evitar crimes e agilizar o atendimento de pontos de acidentes, já que produzem um patrulhamento virtual constante e a vigilância das vias da capital. Junto com a Gerência de Inteligência e as equipes de patrulhamento, temos um tripé que tem gerado maior sensação de segurança para os moradores da Capital", destaca a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.