Notícias
Guarda de Vitória apreende adolescente vendendo drogas atrás de hospital
Publicada em 27/09/2023, às 18h50 | Atualizada em 27/09/2023, às 18h50
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Um adolescente de 15 anos foi apreendido por agentes da Guarda Municipal de Vitória comercializando drogas, atrás de um hospital, na noite de terça-feira (26), no Centro da Capital.
A equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) realizava patrulhamento quando visualizou o suspeito. Durante revista, os agentes encontraram sete pinos de cocaína, 11 buchas de maconha e 23 pedras de crack com o adolescente.
Também foram apreendidos R$530 em dinheiro. O adolescente já esteve apreendido quatro vezes, todas por crime análogo a tráfico de drogas.
O dinheiro, as drogas e o adolescente foram levados para a Delegacia Regional de Vitória e entregues à autoridade de plantão.
Patrulhamento
Equipes da Guarda Municipal de Vitória realizam patrulhamento preventivo durante 24 horas na região do Centro. A ronda também conta com ajuda de 57 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelos mais diversos pontos da região.
"O monitoramento com câmeras ajuda a otimizar a ação dos agentes, além de, muitas vezes, intimidar empreitadas criminosas. Como os delitos podem ser diversos, a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória também tem investido na qualificação dos guardas para estarem sempre mais preparados para qualquer que seja a situação que se depararem na rua", observa Jacimara Camponez, gerente de Proteção Comunitária (GPC).
Um exemplo da atuação da Guarda de Vitória pode ser vista em números. De 2022 para cá, houve queda de 16% no número de casos de furtos a comércios e residências. Já o número de roubos a comércios e residências caiu 66%, passando de 24 para 8 no mesmo período de 2022 e 2023.