Notícias
Guananira: exposição destaca moda sustentável feita por mulheres em Vitória
Publicada em 07/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 07/05/2025, às 16h20
Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
De 30 de abril a 10 de maio, o Shopping Vitória recebe a exposição de peças exclusivas da marca Guananira, desenvolvida pelo Projeto Fazendo Arte. A mostra celebra o Dia das Mães com produtos autorais que unem beleza, significado e propósito, todos criados por mulheres que superam desafios e reinventam suas trajetórias por meio do artesanato.
O Projeto Fazendo Arte é uma iniciativa social que atende mulheres de toda a Grande Vitória. A sede do projeto se tornou um espaço de acolhimento e (re)descoberta e fortalecimento de suas potencialidades, habilidades, conhecimentos, possibilidades, nos aspectos pessoal e profissional, incluindo, para aquelas que enfrentam a violência, a exclusão do mercado de trabalho e questões emocionais. O principal objetivo é oferecer oportunidades reais de geração de renda por meio do artesanato, que ganha visibilidade e valor através da marca própria Guananira.
Neste mês, o projeto está com um estande no Shopping Vitória com o propósito de comercializar essas peças feitas à mão e promover a autonomia financeira das participantes. A ação também celebra o Dia das Mães, uma data especial para presentear com afeto, consciência e significado.
No estande da Guananira, o público encontra peças autorais únicas, feitas à mão por mulheres que colocam em cada criação sua história, força, criatividade, cuidado. São produtos sustentáveis, com design artesanal e identidade única, que refletem a beleza do feito à mão. Ao adquirir um item exclusivo, o consumidor apoia diretamente a geração de renda, o empoderamento feminino e o consumo consciente e sustentável.
Sobre a Guananira
Guananira é a marca autoral do Projeto Fazendo Arte, criada para valorizar o artesanato produzido pelas mulheres participantes. Com peças únicas, sustentáveis e carregadas de significado, a marca transforma fios, tecidos e habilidades em fonte de renda, autoestima e autonomia.
O nome Guananira resgata o nome indígena original da ilha de Vitória - "ilha do mel" - e está ligado à lenda de uma princesa indígena que foi transformada em ilha como símbolo de amor e resistência. Inspirada nessa narrativa, a marca propõe um resgate cultural e ancestral, refletindo em suas criações a força das mulheres que nela atuam.
Utilizando tecidos sustentáveis como 100% linho e 100% algodão, a marca prioriza a qualidade, o cuidado com o meio ambiente e o consumo consciente. Muitas peças são ecopeças: roupas e materiais reaproveitados, revitalizados e transformados com criatividade, unindo o antigo ao novo, sem perder sua essência original.
Produzida dentro do Território do Centro de Vitória, a Guananira representa um movimento de transformação. Seu processo de produção é limpo e natural, buscando formar consumidores mais conscientes e engajados, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e as redes de apoio feminino.
O Projeto Fazendo Arte é executado pela OSC Bem Brasil - Instituto de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da Prefeitura de Vitória, sob a gestão da Gerência de Qualificação do Trabalhador e financiado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. A marca Guananira é um exemplo vivo de como é possível unir tradição, sustentabilidade e afeto em uma só iniciativa.