Notícias

Grande expectativa para retomada do turismo de observação de baleias em Vitória

Publicada em 18/05/2021, às 16h22 | Atualizada em 19/05/2021, às 18h12

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Renata Zacaroni


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água

Amigos da Jubarte
baleia jubarte saltando em mar aberto no litoral capixaba
Temporada 2021 do turismo de observação de baleias jubarte tem início na segunda quinzena de junho

Vitória apresenta condições ideais para o avistamento de baleias jubarte. A logística é muito fácil e, após uma hora do embarque, já é possível avistar os primeiros mamíferos fazendo um belo espetáculo no mar. E está chegando a hora da temporada 2021 do turismo de observação desses animais gigantes e encantadores, que vêm diretamente da Antártida para o Brasil em busca de águas mais quentinhas para acasalar e dar à luz, no litoral capixaba.

Na segunda quinzena de junho, começa, oficialmente, a temporada de reprodução das baleias. No ano passado, o período de observação de baleias foi afetado em razão da pandemia.

As expedições ocorreram somente de agosto a outubro, diferente dos anos anteriores, em que os passeios começaram em junho. Mais de 460 turistas desfrutaram da oportunidade de observar as baleias a bordo de 23 expedições, sendo setembro o mês que mais reuniu aventureiros: 248.

Mesmo assim, foram 14 expedições a menos, sendo que o número de turistas a bordo caiu 44% em comparação com 2019. Em contrapartida, a quantidade de baleias jubarte que migram para o Espírito Santo aumentou: de 20 mil animais para 23 mil. Em 2021, este número deve chegar a 25 mil com o nascimento de mais filhotes.

"O turismo de observação das baleias jubarte é uma importante ferramenta de conservação da espécie em seu habitat natural, promovendo a sensibilização da população da nossa ilha. Com isso, afastamos as chances de retorno da caça comercial e predatória dessa espécie. Hoje, essa atividade é realizada em mais de 100 países, o que gera uma receita de cerca de 3 bilhões de dólares ao ano. E Vitória tem grande potencial de crescimento nesse segmento", disse a diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória - CDTIV, Luzia Toledo.

Protocolos

Vale ressaltar que, este ano, os protocolos sanitários continuam rígidos: o uso de máscaras é obrigatório, bem como de álcool em gel, o respeito ao distanciamento e a medição de temperatura ao entrar nas embarcações. Com essas medidas preventivas, "não houve registro de infecção ou transmissão do vírus nas nossas expedições", informou o diretor do Instituto O Canal, Sandro Firmino.

"Em 2021, acredito que encontraremos menos animais mortos no nosso mar. Muitas vezes, as baleias são atropeladas pelas embarcações ou ficam presas em equipamentos de pesca. Espero que muitos filhotes venham a nascer saudáveis em nossas águas", completou.

Imagem divulgação
Observação de baleias jubarte
Pessoas devem fazer agendamento para avistar as baleias no litoral capixaba (ampliar)

Agendamento

Para agendar o passeio de observação das baleias jubarte, os interessados devem acessar o site www.queroverbaleia.com ou entrar em contato por meio dos telefones (27) 99297-7851 e 99980-0413.

Parceria

O projeto Amigos da Jubarte, realizado pelo Instituto O Canal em parceria com a Prefeitura de Vitória e outras instituições, desenvolve ações educacionais, culturais e científicas. Uma dessas ações conta, ainda, com o apoio do Sebrae.

O foco é a educação ambiental, que, antes, era ofertada pelas escolas por meio das aulas presenciais e que, em decorrência da pandemia, passou a ser feita em formato on-line. A previsão é que até junho o conteúdo esteja disponível nos mais variados canais e plataformas virtuais do projeto.


Voltar ao topo da página