Notícias

Gincana marca Dia nacional dos Surdos em escolas de Vitória

Publicada em 26/09/2019, às 15h00 | Atualizada em 26/09/2019, às 15h59

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
dia do surdo
O próximo encontro será na segunda-feira (30) na Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira

Nesta quinta-feira (26), é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. A data tem como objetivo desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas surdas na sociedade.

A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

A data não passou em branco no município de Vitória. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas, preparou uma programação cheia de atividades.

Hoje, por exemplo, estudantes surdos participaram de gincana em Libras na Escola Municipal de Ensino Fundamental ( Emef ) Maria José Costa Moraes, em São José.

Os alunos participaram de atividades como pegar a cor correta; soletrando Bilíngue: perguntas e respostas na modalidade escrita e em Libras; descubra o sabor (nessa brincadeira o aluno fica com os olhos vendados para descobrir o alimento que está comendo).

Além de tabuleiro humano (o representante de cada grupo receberá uma frase em língua portuguesa na modalidade escrita e irá ter que reproduzir a frase para que a sua equipe descubra através das expressões não manuais). Enigma: (O aluno pula corda e ver uma sequência de imagens para formar uma frase em Libras e/ou L. Portuguesa, para decifrar o enigma a equipe tem que montar o quebra cabeça)

Dia Internacional do Surdo

O próximo encontro será na segunda-feira (30), data que celebra o Dia Internacional do Surdo, na Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz. Os estudantes vão participar de uma tarde de brincadeiras em Libras.

A Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, realizará várias ações envolvendo sua comunidade escolar, com visitação em Parque, gincana inclusiva e atrações culturais. Esta Emef possui a matrícula de 9 estudantes com deficiências.

Educação de Surdos em Vitória

A Política de Educação de Surdos da rede municipal de Vitória incorpora o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda, numa perspectiva bilíngue.

O objetivo é garantir o processo de escolarização dos estudantes surdos em sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado, com oferta no contraturno de um projeto socioeducacional, preferencialmente em tempo integral, voltado para atender às necessidades educacionais específicas desses alunos.

Dados

Atualmente, o município conta com 37 crianças e jovens surdos na rede municipal de ensino de Vitória, sendo 7 em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), 29 em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emefs) e 1 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ao todo, são 49 profissionais especializados, entre professores bilíngues, tradutores e intérpretes de Libras e professores de Libras, sendo esse último cargo ocupado por profissionais surdos.

O município dispõe de oito escolas referência para matrícula de estudantes surdos: seis EMEFs e dois CMEIs. A rede municipal envolve os estudantes surdos no currículo escolar, nas práticas pedagógicas e nos processos de avaliação da aprendizagem desencadeados em sala de aula regular.


Voltar ao topo da página