Notícias

Gestores capixabas participam de fórum sobre Educação Especial

Publicada em 08/08/2019, às 15h46 | Atualizada em 08/08/2019, às 16h12

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Fórum de Educação Especial
Gestores discutem políticas de escolarização de alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades (ampliar)

Com o intuito de colaborar na construção de políticas de educação especial inclusiva e de formação de profissionais da Educação, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Grupo de Pesquisa-Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial da Universidade Federal do Espírito Santo (GRUFOPEES/Ufes), promoveu nesta quinta-feira (8) o “IV Encontro do Fórum de Gestores de Educação”, no auditório da Ufes.

O evento tem como objetivo fomentar as discussões acerca da escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, de modo cooperativo, entre os municípios que compõem a Região Metropolitana: Vitória, Guarapari, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica e Fundão.

O encontro contará com a palestra da professora Rosângela Gavioli Prieto, convidada por causa de sua longa trajetória de pesquisas sobre políticas públicas para a Educação e, em particular, para a Educação Especial.

"A presença da professora Rosangela oportunizará o aprofundamento da discussão sobre as políticas públicas, destacando os avanços e desafios da escolarização dos estudantes da Educação Especial", explicou a Coordenadora da Educação Especial de Vitória, Ana Lúcia de Oliveira Sodré.

Participantes

O encontro, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também reuniu gestores e técnicos do Estado e de municípios que atuam na Educação Especial. 

Fórum metropolitano

Já nesta sexta-feira (9), acontece o XII Fórum de Pesquisa e Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da inclusão escolar da Região Metropolitana, também no auditório da Ufes.

Perfil da professora

Rosângela Gavioli Prieto é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e atua no ensino, pesquisa e extensão com políticas de Educação Especial.

Coordena o Laboratório Didático de Educação Especial, o Centro de Ensino e Pesquisas da Língua Brasileira de Sinais (no âmbito da Feusp) e o GT 15 Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.


Voltar ao topo da página