Notícias

Gestão democrática: mais de 1,3 mil conselheiros de escola tomam posse

Publicada em 10/07/2019, às 13h11

Por Renata Moreira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Posso do Conselho de Educação
Solenidade de posse de mais de 1,3 mil novos conselheiros escolares aconteceu no Centro de Convenções de Vitória
Diego Alves
Posso do Conselho de Educação
"Vocês são agentes de transformação e contribuição para uma rede democrática", disse aos conselheiros o prefeito Luciano Rezende

Os conselheiros escolares eleitos para o triênio 2019-2022 tomaram posse na noite desta terça-feira (09), no Centro de Convenções de Vitória. Foram eleitos representantes titulares e suplentes, entre alunos, pais, servidores e comunidades. No total, são 1.376 novos membros.

"As pessoas estão acostumadas a participar de inauguração de obras de cimento e aço, mas construir consenso e envolver mais de 1.300 conselheiros que vão ajudar de forma voluntária é uma das maiores obras que a gente pode viabilizar. Quero agradecer aos conselheiros que entram e aos que encerram seus mandatos, vocês foram agentes de transformação e contribuição para uma rede democrática, que ouve desde do aluno até o diretor de cada unidade", agradeceu o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Para nós e para a democracia, atuar como conselheiro escolar é buscar e trabalhar pelo coletivo, é participar e propor ações durante o ano em favor da comunidade escolar. Agradecemos a todos os conselheiros que vão nos ajudar no desafio de sempre ofertar o melhor ensino deste País para os 50 mil estudantes da rede municipal", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Atuação

Arthur Felipe Reis é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Lemos de Miranda e foi eleito como conselheiro. Ele falou em nome de todos os estudantes da rede. "Quero agradecer a todos os meus colegas que acreditaram em mim para representá-los diante da função de conselheiro escolar. Vamos atuar para ajudar cada vez mais a nossa escola", disse o estudante.

Já a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, Zenaira Pereira, falou em nome de todos os diretores. "Ser conselheiro é contribuir para a construção de um ensino mais participativo, democrático e responsável. Estão lutando para que a unidade de ensino de vocês esteja sempre em ordem e cobrando para que os investimentos sejam feitos de maneira correta".

Urnas eletrônicas

Uma novidade na eleição deste ano foi a utilização de urnas eletrônicas para dois segmentos: pais e estudantes. Os procedimentos foram formalizados pela Comissão Eleitoral Central da Secretaria Municipal de Educação (Seme) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES).

Conselheiro

Os conselheiros têm papel fundamental na gestão compartilhada das escolas. Eles opinam sobre as questões do cotidiano da escola, como aprendizagem e gestão de verba pública, e as acompanham. 

Vale lembrar que os Conselhos de Escola são compostos por integrantes de cada segmento da comunidade escolar: diretor da unidade de ensino e representantes da comunidade, do magistério, dos servidores, dos pais de alunos e dos estudantes da unidade. 

O evento foi organizado pela Coordenação de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis da Gerência de Gestão Escolar.

"Para o triênio 2019-2022, foram 1.912 candidatos inscritos no processo eleitoral, 28.026 votantes e 1.376 eleitos, fortalecendo a escola pública como espaço de grande valor social", ponderou a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling.

Diego Alves
Posso do Conselho de Educação
"Atuar como conselheiro escolar é participar e propor ações durante o ano em favor da comunidade escolar", ressaltou a secretária Adriana Sperandio
Diego Alves
Posso do Conselho de Educação
"Vamos atuar para ajudar cada vez mais a nossa escola", disse o aluno e conselheiro Arthur Felipe Reis

Voltar ao topo da página