Imprensa
Festival de Linguagens Integradas: criatividade e alegria marcam encerramento da 10ª edição
Publicada em | Atualizada em
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Muita cultura, criatividade e alegria marcaram o encerramento da 10ª edição do Festival de Linguagens Integradas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). O encerramento ocorreu nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Sesc Glória. Em mais um dia de apresentações, estudantes de 14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), colocaram em prática apresentações culturais de canto, dança, teatro, literatura, entre outras, que foram ensaiadas ao longo de todo o ano.
Como foi o caso dos alunos e professores responsáveis pelo espetáculo "Chá da Alice no país dos crias", da Emef Ti Edna de Mattos Siqueira Gaudio, do bairro Jesus de Nazareth. Em uma releitura de "Alice no País das Maravilhas", a apresentação emocionou a platéia e os participantes, como conta a professora Christiane Torloni.
"O mais especial é que adaptamos essa história clássica para apresentar a nossa comunidade, o bairro Jesus de Nazareth. A ideia é pegar esse conto atemporal e dar a ele a cara dos nossos adolescentes, com a energia e criatividade que só eles podem trazer", disse. O professor Paulo Sheko, supervisor da peça, falou da expectativa dos alunos após um longo período de ensaios.
"O coração dispara, e toda essa energia se transforma na performance. Ver a expressão de felicidade nos rostos dos alunos é o que mais me emociona, pois isso reflete o entusiasmo deles com o trabalho e o desejo de se desenvolver. O projeto é muito maior do que isso, e estamos apenas compartilhando uma pequena parte do que será vivido dentro da escola", destacou.
Quem atuou para a plateia também falou da emoção em participar. A aluna Maria Eduarda, do 9° ano, contou a sensação de participar da peça, sem esquecer de agradecer aos orientadores. "Eu adoraria voltar mais vezes. O processo foi desafiador, mas muito divertido, principalmente porque o Pablo trouxe algo incrível para a gente. Estávamos muito ansiosos para apresentar bem, e no final, todos nós adoramos muito", contou.
O Festival de Linguagens Integradas tem como objetivo ir além de uma simples exposição artística, mas ser um espaço de fortalecimento da integração entre as escolas da rede e um convite à comunidade escolar para celebrar a diversidade e criatividade. É a oportunidade de docentes, estudantes e seus familiares vivenciarem a arte como parte do currículo e da construção coletiva do conhecimento.
Confira as apresentações desta quinta (5)
Emef Juscelino Kubtschek de Oliveira
Título "A musicalidade capixaba"
Responsáveis: Stella Christo Miranda Pereira e Tereza Cristina Oliveira Rasseli
Emef Orlandina D`almeida Lucas
Título "Olelê: releitura de uma história africana"
Responsável: Ariane Celestino Meireles e Zenilda Souza Santos Luz
Emef Adilson da Silva Castro
Título "No ritmo popular do Brasil"
Responsáveis: Fabiana Ferreira da Cunha Costa
Emef Francisco Lacerda de Aguiar
Título "A Música como expressão e desenvolvimento no processo de leitura e escrita"
Responsáveis: Alzeli Crulhe Santana Nascimento
Emef Álvaro de Castro Mattos
Título "Lendo no espaço"
Responsáveis: Andrea Gama Alcuri e Elisa Barcelos da Cunha e Silva
Emef Adilson da Silva Castro
Título "Ginástica e dança: um universo fascinante"
Responsáveis: Fabiana Ferreira da Cunha Costa e Monica Noronha Grillo de Souza Vitor
Emef Juscelino Kubtschek de Oliveira
Título "Coral ArteVida"
Responsável: Stella Christo Miranda Pereira e Gleidy Vidal Fontana de Barros
Emef TI Edna de Mattos Siqueira Gaudio
Título "Chá da Alice no país dos crias"
Responsáveis: Christiane Torloni Lopes da Silva Torres e Débora Souza de Oliveira
Emef TI Anacleta Schineider Lucas
Título "Cheerleading"
Responsáveis: Daniella Dutra Sousa
Emef TI José Lemos de Miranda
Título "Na batida perfeita"
Responsáveis: Elem Marcia Miguel Ferreira e Saulo Martins Sales
Emef TI Paulo Reglus Neves Freire
Título "O mágico de Oz"
Responsáveis: Aline Pascolar Santos e Hellem Guerini Siqueira
Emef TI Profª. Eunice Pereira da Silveira
Título "Canto Coral"
Responsável: Ronaldo Roella Carvalho
Emef TI Moacyr Avidos
Título "O reino mágico da ilha"
Responsáveis: Daniella Lemke Bezerra
Emef TI Paulo Reglus Neves Freire
Título "Cantar juntos"
Responsável: Douglas Alvarenga de Matos
Emef TI José Lemos de Miranda
Título "Os encantos da ginástica"
Responsáveis: Cassia Lopes Eguchi e Renata Aparecida Moura
Emef Juscelino Kubtschek de Oliveira
Título "Banda escolar"
Responsáveis: Maria Aparecida Passini, Elier Santana Scardua (Instituto Cultura Viva) e Rebeca Vitória Conceição dos Santos (Instituto Cultura Viva)
Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos
Título "Banda escolar"
Responsáveis: Doris de Oliveira da Penha Bonfim, Pedro Paulo dos Santos Júnior (Instituto Cultura Viva) e Rafaella Nascimento Ribeiro (Instituto Cultura Viva)
Emef TI Izaura Marques da Silva
Título "Equipe Cheerleader da Izaura Marques"
Responsáveis: Andressa Batista Coelho e Ivan Nyls Ribeiro Lana
Emef Suzete Cuendet
Título "Desconecta"
Responsáveis: Jessica Regina Netto Batista
Emef TI Izaura Marques da Silva
Título "O teatro de solo narrativo"
Responsáveis: Ivan Nyls Ribeiro Lana e Leonardo Freire
Emef Custúdia Dias de Campos
Título "Diversidade cultural no Brasil de muitas gentes"
Responsáveis: Eloiza Zanetti Barreiro e Sidilene Freitas Coradi