Notícias

Festa na Catedral recebe atrações culturais a partir desta sexta-feira (2)

Publicada em 02/09/2022, às 13h55 | Atualizada em 02/09/2022, às 14h03

Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Nelly Blanco


Jansen Lube/PMV
Missa pelo aniversário de Vitória na Catedral Metropolitana
Missa pelo aniversário de Vitória na Catedral Metropolitana (ampliar)

A Festa de Nossa Senhora da Vitória, que está em sua 471ª edição, teve início na última quinta-feira (1º), na Catedral Metropolitana, localizada no Centro Histórico da capital. Os festejos, que seguem até a próxima quinta-feira (8),  contarão com atrações culturais fruto de uma parceria da Arquidiocese de Vitória com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Nesta sexta-feira (2), a partir das 19h30, o público participa da "Noite Oracional com Padre Renato e convidados".

Amanhã (3), também às 19h30, o show será na área externa a Catedral, na praça em frente a igreja. Na ocasião, se apresenta o Trio Jatobá. Além da boa música, os presentes contarão com barracas que comercializarão comidas e bebidas.

Na segunda-feira (5), o momento de celebração e reflexão será no interior da Catedral, às 19h30, com a Orquestra Camerata Sesi. O grupo apresentará "As 4 estações de Vivaldi" sob regência do maestro Dennys Serafim.

Finalizando as apresentações culturais, na terça-feira (6), a orquestra Sonatha se apresenta às 19h30 sob a regência do maestro Harilton Nathanailidis

A programação religiosa seguirá nos dias 7 e 8.

Leonardo Silveira
Projeção Mapeada de Luz e Cores na Catedral Metropolitana de Vitória
Catedral Metropolitana recebe projeção de luz e cores. (ampliar)

Confira a programação cultural:

Sexta-feira - 02/09

19h30 - Noite Oracional com Padre Renato e convidados.

Sábado - 03/09

19h30 - Trio Jatobá. (os presentes contarão com barracas que comercializarão comidas e bebidas.

Segunda-feira - 05/09

19h30 - Orquestra Camerata Sesi com a apresentação "As 4 estações de Vivaldi" sob regência do maestro Dennys Serafim.

Terça-feira - 06/09

19h30 - Orquestra Sonatha sob a regência do maestro Harilton Nathanailidis

Projeções

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da capital por meio de lindas projeções nas paredes da Catedral de Vitória? A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) promoverá, entre os dias 3 e 11 de setembro, um vídeo mapping contando um pouco da história da cidade, da igreja e arquitetura da Catedral de Vitória.

Nas projeções também serão feitas homenagens aos arcebispos de Vitória: Dom João Batista da Mota e Albuquerque (1958-1984), Dom Silvestre Luís Scandián (1984- 2004) e Dom Luiz Mancilha Vilela (2004- 2018), Arcebispo Emérito falecido recentemente.

Em seguida, o roteiro conta a história da cidade pela ótica das mulheres de destaque para a capital como Santa Luzia (a catedral tem a relíquia da santa), irmã Carolina Rody (que está em processo de canonização), Maria Carmelia, Luiza Grinalda, Maria Ortiz, bem como as desfiadeiras, paneleiras e artistas capixabas da contemporaneidade.

Divulgação PMV
Catedral Metropolitana recebe projeção de luz e cores
Catedral Metropolitana recebe projeção de luz e cores. (ampliar)

Os vitrais da Catedral, alguns pontos turísticos da cidade e pontos de atração como as baleias Jubarte e tartarugas do litoral capixaba também serão exibidos. As projeções são parte das comemorações do aniversário da cidade e da Festa de Nossa Senhora da Vitória.

"Serão momentos lindos em comemoração ao aniversário da nossa cidade e o vídeo, preparado com carinho pela nossa equipe, vai abrilhantar as noites na fachada da Catedral. Convidamos a todos, não só os moradores de Vitória, para ver de perto esse lindo projeto de imagem que resgata as mulheres que fizeram parte da história, os arcebispos que contribuiram para uma sociedade mais humana e os pontos turísticos da capital. Convidamos todos os moradores do Estado para conhecer esse trabalho, que está entre os melhores, e com certeza todos terão uma boa surpresa ", comentou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Dias e horários das projeções de luz

Dias  03 e 04 (sábado e domingo)

Horários: 19h20, 20h e 20h30.

Dias 05 e 06 (segunda e terça-feira)

Horários: 19h30, 20h30 e 21h.

Dias 07 a 11 (quarta-feira a domingo)

Horários: 19h30, 20h, 20h30 e 21h.


Voltar ao topo da página