Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fazendo Arte: projeto lança nova coleção inspirada em São Francisco

Publicada em | Atualizada em

Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Fazendo Arte: projeto lança nova coleção inspirada em São Francisco

Com o tema "São Francisco - Tramas que Ecoam História", o projeto Fazendo Arte lança uma nova coleção, inspirada nesse santo tão amado pelos brasileiros. Realizado na Cúria Metropolitana de Vitória, o lançamento será nesta sexta-feira (25), a partir das 14h. 

A coleção é inspirada no Convento de São Francisco, símbolo de fé e patrimônio do Centro de Vitória, e celebra a memória, a arte e o afeto por meio de peças artesanais feitas à mão. Cada criação carrega histórias e saberes que ecoam pelo tecido e fortalecem o pertencimento cultural da cidade.

A exposição é aberta ao público e ocorrerá entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, das 9h às 11h30 e das 14h às 15h40. O Fazendo Arte é um projeto que promove o protagonismo feminino e o fazer coletivo por meio da arte, da memória e do artesanato, com ações de qualificação e fomento da artesania, inovação, criatividade, empreendedorismo, produção e consumo sustentável.

Foto Divulgação
Fazendo Arte: projeto lança nova coleção inspirada em São Francisco

A ação é uma iniciativa do Instituto Bem Brasil, executada por meio de termo de fomento da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, gerenciado pela Gerência de Qualificação do Trabalhador, e financiado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, afirma que "o fomento a projetos dessas naturezas ajuda a impulsionar a economia e garante a visibilidade de ações que potencializam o empreendedorismo feminino na cidade. Esse é nosso objetivo, tratar essas políticas públicas com atenção, considerando sua importância para Vitória e para o Espírito Santo". 

Coleção São Francisco

A Coleção São Francisco surgiu do convite realizado pela Cáritas Brasileira à um estabelecimento parceiro do Instituto Bem Brasil. Desse convite surgiram 2 oficinas de bordado à mão: vagonite e bordado livre. 

Foto Divulgação
Fazendo Arte: projeto lança nova coleção inspirada em São Francisco

Durante três meses as participantes passaram por uma experiência de imersão e aprendizado sobre a história do Convento São Francisco. Através das visitas técnicas, foram identificados objetos e ícones como pisos, arabescos, castiçais, paredes, lustres e o próprio monumento que serviram de inspiração para a criação da coleção. Cada peça foi criada a partir das impressões sensíveis das mulheres que vivenciaram esse espaço, suas memórias e emoções.

Tania Fraga, participante do projeto, afirma que a coleção tem uma grande importância em sua vida. "Eu me lembro da minha infância, já que eu nasci exatamente ali na rua do Convento. Eu vi aquilo como o Orfanato Cristo Rei e assisti muita missa que era celebrada lá. Então, participar efetivamente de um trabalho relacionado a esse Convento de São Francisco, é de um valor extremo na minha vida", disse. 

Mais do que roupas ou acessórios, as peças dessa coleção são vestígios de um encontro entre o passado e o presente, vivenciados por cada uma das participantes. Um tributo à escuta, à contemplação e à conexão profunda.