Notícias

Exposição reúne trabalhos de 12 fotógrafos cegos no Parque Moscoso

Publicada em 24/05/2023, às 17h05 | Atualizada em 25/05/2023, às 19h45

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Leonardo Silveira
Montagem da Exposição
Leonardo Silveira
Montagem da Exposição

Uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura (Semc), Meio Ambiente (Semmam) e a Sociedade Cultura e Arte (Soca) levará para o Parque Moscoso, no Centro Histórico da capital, a partir do próximo sábado (27), a exposição "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto".

A mostra inédita em Vitória é uma exposição coletiva de 12 fotógrafos cegos do projeto "Escola de Fotógrafos Cegos" (E.F.C.), desenvolvido pela Soca e Cia Poéticas da Cena Contemporânea com patrocínio da ES Gás.

Quem visitar o Parque, que funciona às segundas-feiras das 17h às 22h e de terça a domingo das 5h às 22h, terá acesso a 32 fotografias retroiluminadas e de grande dimensão, que estarão distribuídas em oito totens espalhados pelo icônico espaço da capital.

"Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto" permanecerá disponível para visitação pública e gratuita até o dia 25 de junho. Uma equipe de mediadores estará presente sempre às segundas-feiras das 18h às 22h, e de terça a domingo das 8h às 22h.

"É absolutamente necessário apoiar ações como essa que enriquecem o setor cultural e contribuem muito para que as diferenças sejam respeitadas e valorizadas não somente no mundo das artes, como na sociedade de um modo geral" declarou o secretário municipal da Cultura, Luciano Gagno.

Leonardo Silveira
Montagem da Exposição
Leonardo Silveira
Montagem da Exposição

A mostra

A direção artística e produção executiva de "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto" é da encenadora, atriz premiada, doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Cinema e diretora do coletivo Poéticas da Cena Contemporânea, Rejane Arruda. A curadoria é da artista visual, fotógrafa, mestranda em Cinema e audiovisual na Paris Sorbonne-Nouvelle, Bárbara Bragato.

"O projeto trabalha pela inclusão e diversidade ao expor a produção de pessoas com deficiência, mostrando para a sociedade o seu valor como produtores de bens simbólicos e propondo novas formas de ver", afirma Barbara, que, entre outros trabalhos, já realizou exposições individuais no Museu da Imagem e do Som em São Paulo e participou de mostras coletivas como o "15º Paraty em Foco" no estado do Rio de Janeiro.

"É uma forma de pensar as imagens como tudo isso que habita a gente, mas fica esquecido na nossa memória. As imagens do 'não-ver' são essas que a gente fecha os olhos e pode sentir, são as imagens que transpiram, que usam som, que fazem arrepiar a pele. Os olhos não precisam estar abertos para que a gente enxergue", complementa a curadora.

A diretora artística, Rejane detalha a metodologia do ensino da escola: "A metodologia do ensino da Escola de Fotógrafos Cegos se baseia na transmissão de noções de composição visual e movimentos estéticos da Fotografia Contemporânea por meio da descrição de imagens. Os procedimentos desenvolvidos pelos artistas da Cia Poéticas incluem a transmissão de conceitos operadores da prática fotográfica, como enquadramento, zoom e desfoque, além de novos termos, voltados para o ensino de fotografia para quem não enxerga, como 'objeto atrapalhador', utilizado para criar duplo enquadramento, efeito de profundidade e desfoque, é a "lei do movimento mínimo", que consiste em pequenas variações do enquadramento e muitos cliques de um só objeto", detalha.

"Foram exercitados jeitos diferentes de fotografar, desde o plano aberto, a imagem focada em cor, até o 'objeto transbordante' de um 'big close' com áreas desfocadas em preto e branco", finaliza Rejane.

A exposição conta com agendamento de 20 visitas guiadas, para instituições públicas de ensino e grupos de pessoas com deficiências. A SOCA disponibiliza o WhatsApp 27 99609-8181 para os agendamentos.

Acessibilidade

Cada fotografia terá uma plaqueta com um QR code que direciona para a audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas cegas. O local escolhido é acessível para cadeirantes, inclusive com banheiro adaptado, e durante o período de funcionamento da exposição, estarão presentes, no turno matutino, mediadores fluentes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Serviço
Exposição "Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto"
Quando: de 27 de maio a 25 de junho
Onde: Parque Moscoso - Avenida República s/n, Centro, Vitória ES
Funcionamento: segundas-feiras das 17h às 22h e de terça a domingo das 5h às 22h
Entrada franca
Classificação indicativa livre

Leonardo Silveira
Montagem da Exposição
Leonardo Silveira
Montagem da Exposição

Voltar ao topo da página