Desde o dia 1º de outubro, o projeto "Mata Atlântica, Floresta que Ensina" leva a Exposição "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas paisagens, em múltiplos olhares" para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simões, localizado no bairro Do Quadro, no entorno do parque da Fonte Grande. Até o próximo dia 07, aproximadamente 274 crianças poderão desfrutar e aprender com a exposição.
A interação com a exposição se dará por meio de monitoria, com educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande, para despertar curiosidades e sensações nas crianças a fim de promover um novo olhar sobre o Bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas (manguezal, restinga, mata paludosa e ambientes costeiros).
A exposição compreende um acervo de fotografias, mapas e imagens da fauna e flora da Mata Atlântica, destacando os espaços dessa floresta preservados dentro do município de Vitória. Ela integra o cardápio de aprendizagens do projeto "Mata Atlântica: Floresta que ensina", desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental do Parque das Fonte Grande sob a Gerência da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e intenciona abarcar públicos diversos para difundir conhecimentos que contribuam com ações práticas de preservação da Mata Atlântica de Vitória.
A exposição é itinerante e busca percorrer espaços educativos e também espaços que apresentem potencialidades de se fomentar as discussões acerca da importância da Mata Atlântica. Nessa dinâmica, seus objetivos consistem em: Apresentar a floresta de Mata Atlântica: alguns elementos da fauna e da flora, bem como as problemáticas que acometem esse ambiente. Promover a discussão sobre a importância do bioma Mata Atlântica. Sensibilizar o público quanto à necessidade de preservação do bioma Mata Atlântica no município de Vitória. Difundir o conhecimento sobre a Mata Atlântica de Vitória e a necessidade de sua preservação.
Para as escolas interessadas, também é possível a visitação autoguiada, o público pode observar e interagir com imagens, fotografias e mapas contidos nos 22 banners. Há de se destacar, ainda, que a exposição conta com monitoria de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, bastando entrar em contato com a Gerência da Educação Ambiental da Semmam.
Por meio do interagevix é possível acessar o projeto "Mata Atlântica Floresta que Ensina" voltado às escolas do entorno do Maciço Central de Vitória.