Notícias

Estudantes têm primeira vivência para serem Guardiões Ambientais Mirins

Publicada em 07/06/2023, às 12h45 | Atualizada em 07/06/2023, às 12h50

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Ação ambiental com guardas mirins e secretário Tarcísio
Guardiões Ambientais Mirins de Vitória durante a primeira vivência do projeto, na praia próxima ao Iate Clube. (ampliar)
Elizabeth Nader
Ação ambiental com guardas mirins e secretário Tarcísio
Guardiões Ambientais Mirins de Vitória durante a primeira vivência do projeto, na praia próxima ao Iate Clube. (ampliar)

A primeira vivência dos Guardiões Ambientais Mirins de Vitória foi de muito entusiasmo, descobertas e emoção, para os 40 estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, localizada em Mário Cypreste. Eles participam do programa de iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a VPorts.

A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (07), como parte das ações alusivas ao Dia dos Oceanos, celebrado nesta quinta-feira (08), e também da programação elaborada para o mês do meio ambiente (junho), que tem ações até o fim de junho.

Logo ao chegarem à praia próxima ao Iate Clube, por volta das 08h da manhã, o grupo foi acolhido pela equipe de educadores ambientais da Semmam e recebeu orientação quanto às atividades que seriam realizadas durante a ação. Em círculo, o grupo de estudantes ouviram o secretário de Meio Ambiente sobre a importância de serem Guardiões Mirins e sobre o aprendizado que eles iriam ter durante a vivência.

"É com muita alegria que recebemos vocês aqui para a primeira, de nove vivências sobre a questão ambiental. Hoje, vocês terão a oportunidade ímpar de ver como fazemos para cuidar da água do nosso mar, como cuidamos da vegetação de restinga, que é muito importante para a nossa orla e, ver, também, uma atividade de fiscalização ambiental marinha, com um passeio de lancha", destacou o secretário Tarcísio Föeger. As crianças vibraram ao saberem que iram ter uma ação embarcada.

"As vivências de hoje já fazem com que vocês, guardiões ambientais mirins, tenham visão de algumas atividades que a secretaria desenvolve", completou o secretário. Os estudantes, após a conversa inicial, foram organizados em grupos, e receberam pulseirinhas coloridas para a realização dos exercícios previstos no circuito e que ocorreram ao mesmo tempo e de forma rotativa com alternância das equipes de estudantes.

Vivências

Com os grupos formados, eles participaram das ações desenvolvidas pela equipe de Fiscalização, numa operação embarcada e que percorreu um trecho da Área de Proteção Ambiental Baia das Tartarugas, conheceram as ações do projeto de recuperação de restinga que utiliza a técnica de mosaico para o plantio, souberam o que é feito para cuidar da água das praias e, ainda, os trabalhos desenvolvidos na área de educação ambiental pelo Instituto Baleia Jubarte, do Projeto Tamar e do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

A cada aprendizado os estudantes anotavam tudo em seu caderninho ou bloquinho de notas. "Estou achando muito legal este momento porque a natureza é muito importante para a nossa vida, temos que cuidar muito bem e também para que os animais não sofram e para nosso futuro ficar melhor", destacou a aluna e futura Guardiã Ambiental Mirim, Betina Lopes Ferreira, de 9 anos.

Os estudantes da primeira turma do programa Guardiões Ambientais Mirins também participarão de uma ação coletiva de limpeza do ambiente praial, que ocorreu no final deste primeiro dia de vivência e formação.

Programa Guardiões Mirins

O Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória é uma iniciativa da Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária.

O projeto vai possibilitar também aos infantojuvenis terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.

Participam desta primeira formação cerca de 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.

Os estudantes dessa primeira turma receberão aproximadamente 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a culminância e entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro).

Primeira vivência vivência dos Guardiões Ambientais Mirins de Vitória

Voltar ao topo da página