Notícias

Estudantes e comunidade escolar celebram inauguração de horta comunitária

Publicada em 29/09/2022, às 12h50 | Atualizada em 29/09/2022, às 12h59

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Luis Oliveira
Projeto São Cristóvão Sustentável
Luis Oliveira
Projeto São Cristóvão Sustentável

Estudantes, professores, familiares, lideranças da comunidade e projetos parceiros da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D'almeida Lucas se reuniram para inaugurar a horta comunitária da unidade de ensino, dentro do projeto "São Cristóvão Sustentável".

A ação ocorreu no último sábado (23) e foi marcada pelo envolvimento da comunidade no ambiente escolar, em que foram apresentados os projetos desenvolvidos e os planos de atuar em toda a comunidade com a implementação de práticas mais sustentáveis, promovendo a coleta seletiva e a consciência ambiental.

As hortaliças serão cultivadas e cuidadas de perto pelos próprios estudantes e, posteriormente, serão doadas para os moradores da comunidade. A estudante Samira Rocha, do 8º ano, conta que o projeto mudou sua forma de enxergar a importância do meio ambiente.

"Esse projeto está mudando minha vida. Agora eu presto atenção e separo o lixo úmido do seco, reflito sobre a destinação correta dos resíduos e sigo os passos que aprendemos. Além disso, compreendo realmente a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente geral", disse.

"É fundamental para o nosso futuro realizar o descarte correto dos resíduos, entender a importância das plantas, e cuidar disso tudo com muita atenção. Aprendemos isso por meio do projeto!", afirmou a estudante Emanuelly Rodrigues, do 6º ano.

À frente do projeto junto à professora Mariana Lydia, com apoio da diretora Zenilda Santos, a professora de Ciências Marina Castro falou sobre o desenvolvimento da horta comunitária, ressaltando que a escola é um ponto forte de meio de comunicação com a comunidade e o poder público.

"Somos muito gratos por todos que nos apoiaram nessa construção. A importância desse projeto para a escola está em articular o envolvimento dos estudantes com funcionários, professores, famílias e comunidade. Além disso, é uma forma de levar essas práticas de sustentabilidade para além dos muros da escola. Vale ressaltar que os grandes protagonistas de todo esse processo são os estudantes", explicou.

Comunidade presente

Pamela Santos, mãe da estudante Jamilly, do 3º ano, fez questão de participar da inauguração e falou sobre a importância do movimento. "Esse projeto é excelente, muito educativo. Além de ensinar as crianças como cuidar da horta e muito mais, tivemos um dia muito bacana na inauguração, com as famílias presentes na escola, participando e conhecendo tudo que as turmas fizeram dentro do projeto", ressaltou.

Marialva Sales faz parte da associação Recicla Capixaba, um dos projetos parceiros da escola no São Cristóvão Sustentável e que levou para os estudantes ensinamentos sobre coleta e reciclagem. Ela participou da atividade, representando a associação.

"Ficamos muito felizes pelo convite e oportunidade dada a nós pela escola. Agradeço ao carinho das professoras, pedagogas e todas as pessoas que nos receberam. Digo com orgulho que sou catadora de material reciclável. Não é vergonha, é orgulho e dignidade e contribuição com o meio ambiente. Pudemos trazer um pouco da nossa vivência para a comunidade dessa escola, para os estudantes que certamente farão a diferença por um meio ambiente mais saudável", ressaltou.

São Cristóvão Sustentável

Unir escola, família e comunidade na construção de um ambiente escolar consciente sobre a preservação da natureza e com práticas cotidianas corretas de descarte de resíduos sólidos, para que futuramente isso se torne parte da cultura no bairro. Esses são os objetivos do projeto "São Cristóvão Sustentável".

Para atingir esses objetivos, a escola tem realizado várias atividades de sensibilização com os estudantes ao longo do ano letivo. Teatros, apresentações, gincana, palestras do Recicla Capixaba e da Rede Urbana Capixaba de Agroecologia (Ruca), além de atividades educativas sobre coleta seletiva, descarte de resíduos e alimentação saudável estão entre as ações realizadas.

As pedagogas Priscila Silva, Fernanda Santos, Sandra Fonseca e Regiane Souza falaram sobre o objetivo de envolver os estudantes, mas também a comunidade.

"Nosso desejo com o projeto São Cristóvão Sustentável é principalmente somar forças para tentar potencializar uma vontade que já existe. Aproveitar nosso olhar 'de fora' e dedicação na comunidade para promover a escuta ativa, facilitar processos, identificar coletivamente as potencialidades e encontrar, de forma conjunta, caminhos que façam sentido e sejam transformadores para estudantes, professores, servidores e vizinhança", afirmaram.

Foto Divulgação
Projeto São Cristóvão Sustentável
Foto Divulgação
Projeto São Cristóvão Sustentável

Voltar ao topo da página