Notícias

Estudantes de Vitória fazem decoração natalina usando cálculos matemáticos

Publicada em 17/12/2019, às 15h14

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Marlon Lima


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Enfeites de Natal feitos por alunos da rede municipal
Estudantes colocaram na prática o aprendizado na Matemática por meio da construção de uma pirâmide em formato triangular (ampliar)

Existe algo em comum entre a Matemática e a festividade de Natal? Surpreendentemente, sim. Tanto a data quanto a disciplina se utilizam do abstrato e da imaginação, bem como de objetos em formas simétricas, como estrelas e árvores.

O professor de Matemática da rede municipal de ensino Marcelo Pedrini levou o assunto a sério. Ele elaborou um projeto para incentivar os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Neusa Nunes Gonçalves e Álvaro de Castro Matos a representar elementos matemáticos na prática.

A experiência, desenvolvida ao longo do ano letivo, foi um sucesso graças ao comprometimento dos alunos em aprender os cálculos. Eles demonstraram o conhecimento por meio da construção de uma pirâmide em formato triangular, conhecida como tetraedro.

O resultado do trabalho ultrapassou as paredes da sala de aula e se transformou na decoração natalina que agora enfeita o pátio das escolas.

O projeto

O objetivo da atividade consistiu em ajudar os alunos a melhorar o entendimento a respeito da solução de questões matemáticas de maneira lúdica.

Os estudantes do 6° ano C e 6° ano D da Emef Neusa Nunes Gonçalves aprenderam a classificar triângulos, definir e quantificar vértice, aresta e face em um sólido geométrico, além de regra de três para calcular a altura do tetraedro.

Já na Emef Álvaro de Castro Matos, participaram do projeto os alunos do 6° ano A, 7° ano A e 8° ano. Dentre os outros assuntos matemáticos, eles também aprenderam a calcular a área lateral e total do tetraedro.


Voltar ao topo da página