Notícias

Estudantes de Jardim da Penha participam do Clube dos Observadores da Restinga

Publicada em 14/09/2022, às 14h45 | Atualizada em 14/09/2022, às 14h45

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Observadores da Restinga
Projeto de educação ambiental Clube de Observadores da Restinga. (ampliar)
Foto Divulgação
Observadores da Restinga
Projeto de educação ambiental Clube de Observadores da Restinga. (ampliar)

O Clube de Observadores da Natureza é um projeto de educação ambiental que tem como objetivo a formação de clubes de observadores da natureza compostos por estudantes do ensino fundamental, também com a participação de familiares e professores. O projeto é realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, desde 2015.

Em Jardim da Penha, 70 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, do 6º ao 8º ano, turno vespertino, integram o Vitória da Restinga - Clube de Observadores da Restinga.

Na escola, eles participaram de aulas de apresentação de Clubes de Observadores de Natureza pelo mundo; sobre o ecossistema de restinga; sobre a plataforma biofaces; e sobre fotografia de natureza, com a presença do fotógrafo Leonardo Merçon, com dicas e estratégias para os melhores registros de fauna e flora.

Esses momentos foram preparatórios para as aulas de campo: serão cinco encontros em áreas de restinga de Vitória, a partir deste mês.

"As crianças são o futuro! Acreditamos que se existir consciência ambiental desde pequeno, as gerações futuras terão um ambiente melhor, mais bonito e mais saudável. Com menos impactos ambientais. As crianças atualmente conseguem mudar a percepção ambiental dos pais, amigos, tios e afins. Podemos ter uma restinga preservada se cada um fizer sua parte, cuidando da biodiversidade e mitigando os impactos ambientais desse ecossistema. O clube tem essa missão, deixar o olhar da criança mais sensível, ter o sentimento de pertencimento, ou seja, é nosso! Temos que cuidar! Além de instigar o estudante a se tornar um cientista, pesquisador, até mesmo fotógrafo, além do desenvolvimento tecnológico", destacou a educadora ambiental do Projeto Vitória da Restinga, Anna Flavia Sacchetto.

O novo ciclo de atividades integrará o conteúdo discutido em sala de aula e ações de sensibilização ambiental, promovendo um aprendizado mais lúdico e dinâmico por meio da fotografia. O encerramento do projeto será na unidade de ensino, em um momento festivo, com exposições fotográficas em 22 de novembro.

Primeira turma

O Clube de Observadores da Natureza é a iniciativa do Instituto Últimos Refúgios que promove ações de difusão científica e sensibilização ambiental com crianças e adolescentes. O objetivo é integrar o conteúdo escolar a atividades práticas de contemplação e registro da biodiversidade capixaba.

Em março deste ano, a metodologia foi adaptada para o Projeto Vitória da Restinga, com conteúdo focado nas características e na conservação do ecossistema. Desde então, cinco encontros foram realizados na instituição de ensino escolhida para formar a primeira turma do Clube de Observadores da Restinga.


Voltar ao topo da página