Notícias

Estudantes de 8º e 9º anos participarão de Olimpíada de Eficiência Energética

Publicada em 25/06/2021, às 09h00

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Jansen Lube/PMV
Retorno as aulas ano letivo 2021
Olimpíada visa estimular entre os estudantes hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica (ampliar)

Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal poderão participar da 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).

A iniciativa, voltada para alunos dos 8º e 9º anos, é inédita e tem o objetivo de estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em todo o território nacional.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto. Todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) podem participar. Basta acessar o site da Olimpíada: http://www.onee.org.br.

Metodologia

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é realizada em três etapas, que são as formações para professores, para estudantes e aplicação das provas.

Os professores terão acesso à formação no formato EaD, com certificação de 40 horas e material on-line. Os alunos também terão acesso a conteúdos voltados para o estímulo ao conhecimento científico,  à responsabilidade social e ambiental e à eficiência de energia.

Provas e premiação

As provas serão aplicadas de maneira on-line, no período de 9 a 13 de agosto, após a realização dos cursos. Estudantes e professores serão premiados. Os quatro estudantes e os quatro professores com a melhor classificação receberão notebooks.

Além disso, serão distribuídas entre os estudantes, aproximadamente, mil medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa.

Formação para professores

O curso virtual voltado para os professores apresenta temáticas relacionadas à energia e conteúdos correlacionados, em formato de módulos, com abordagens que visam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

O intuito é de, também, despertar habilidades para intervenções junto aos alunos, principalmente quando se trata de conceitos sobre energia, fontes e eficiência energética.

Formação de estudantes

Já para os estudantes, a formação vai tratar de pontos importantes relacionados à temática "Energia". Também será disponibilizada em módulos, de maneira a agregar abordagens que serão importantes para a formação de cada um e para a tomada de decisões benéficas à sociedade.

O curso disponibilizará demandas sobre as melhores práticas do uso de energia, destacando como o uso eficiente tem um papel fundamental na sociedade.

Mais informações:

Para mais informações, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) disponibiliza, além do website, o telefone 0800 606 9130, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.


Voltar ao topo da página