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Estudantes da EJA embarcam em uma jornada criativa pelos tesouros capixabas
Publicada em 22/09/2023, às 16h35 | Atualizada em 22/09/2023, às 16h37
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na busca pelo conhecimento, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, embarcaram em uma emocionante jornada pelas riquezas culturais e históricas do Espírito Santo. O resultado desse envolvimento transformador? Uma exposição inspiradora que abrilhantou o hall da sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A missão desse projeto era clara: provocar situações de aprendizagem por meio da arte e da criatividade, contribuindo para que os alunos se apropriassem de saberes relacionados à história local, especialmente o patrimônio histórico e os pontos turísticos da capital capixaba e de Vila Velha.
O processo de aprendizagem incluiu a expressão artística, na qual os alunos se aventuraram na produção de telas que retratavam o patrimônio histórico e turístico do Espírito Santo. Cada pincelada era uma celebração da rica herança cultural da região. Além disso, a investigação histórica foi um aspecto fundamental do projeto, incentivando os estudantes a identificar, investigar e se apropriar de conhecimentos históricos relacionados ao patrimônio do estado.
A história ganhou vida nas mãos curiosas dos alunos, tornando-se uma jornada de descobertas emocionante. E, para incentivar ainda mais a leitura e a escrita, os educandos se envolveram na confecção de poemas e acrósticos que celebravam as belezas do Espírito Santo. Cada palavra era um tributo à poesia da terra capixaba, demonstrando como a criatividade e a cultura se entrelaçaram nesse projeto inspirador.
Pintura, poesia e patrimônio
Tudo isso foi possível graças à dedicação dos profissionais da unidade de ensino, que colaboraram de forma interdisciplinar. Nas aulas de Arte e História, os alunos mergulharam em atividades que incluíram produção de releituras em tela e composição de poemas e acrósticos.
A metodologia empregada consistiu em oficinas dinâmicas, que utilizaram vídeos, textos, imagens, folders e nuvens de palavras relacionadas à temática. Dessa forma, os estudantes foram encorajados a construir suas próprias interpretações, tornando o aprendizado uma experiência envolvente e personalizada.
Os professores Renan, de Arte; Mônica, de História; José Antônio, de Matemática; Marcelo, de Ciências e Renata, da Educação Especial, desempenharam papéis fundamentais na orientação dos alunos. Além disso, a pedagoga Fernanda, a coordenadora Márcia e o diretor Fábio também contribuíram significativamente para o sucesso da exposição.
Depoimentos que contam histórias
A exposição "Arte e poesia: patrimônio histórico e pontos turísticos do espírito santo" não apenas celebrou o conhecimento adquirido, mas também deixou uma marca profunda nos corações dos alunos.
Eliete Moreira Freitas, 56 anos, compartilhou sua empolgação: "É um trabalho criativo, interessante, que eu jamais imaginei participar de um! Estou contente com a explicação, muito lindo", declarou.
Simone Barbosa da Silva, 41 anos, revelou sua paixão pelas artes: "Eu me senti super bem ao participar dessa exposição. Gosto muito de artes em geral e fazer uma pintura minha e um poema assinado por mim só me faz acreditar mais em meu potencial", disse.