Notícias

Estudantes aprendem sobre nascentes e Mata Atlântica no Parque Vale do Mulembá

Publicada em 15/09/2022, às 17h05 | Atualizada em 15/09/2022, às 17h11

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Parque Vale do Mulembá é sala de aula para estudantes da capital
Parque Vale do Mulembá é sala de aula para estudantes da capital. (ampliar)

Uma tarde para aprender sobre nascentes, rios, importância da água e sua relação com a Mata Atlântica, tudo isso ao ar livre em meio às trilhas do Parque Natural Vale do Mulembá, unidade de conservação localizada no Maciço Central de Vitória. Essa foi a aventura do conhecimento vivida por um grupo de 28 estudantes do 6º ano do ensino fundamental da escola SEB COC, do bairro Pontal de Camburi, na tarde da quarta-feira (14).

Os estudantes puderam percorrer trilhas em ambiente de mata atlântica, fizeram visita à nascente do Bambuzinho e ao local de onde se extrai barro para produção das panelas de barro, utilizadas para o preparo da famosa moqueca capixaba, além de observarem uma grande diversidade de pássaros. A atividade faz parte do projeto institucional da escola que discute o tema "Água" junto aos estudantes.

De acordo com a Professora de Língua Portuguesa da instituição, Carla de Paula, a parceria com a Prefeitura possibilita experiências como essas para conhecer mais sobre a realidade dos ambientes naturais da cidade, permite que os estudantes levem para suas casas e para suas vidas atitudes de respeito ao meio ambiente e ao próximo e que também sensibilizem seus familiares em conhecer mais sobre o lugar em que vivem e como são as belezas naturais presentes na cidade.

As crianças também tiveram contato com a cartilha "Água: Respeito, Consumo e Responsabilidades", uma publicação educativa voltada para a realidade de Vitória, e se comprometeram em repassar todos os conhecimentos aos demais colegas e familiares, como agentes da natureza.

"Nossas parcerias sempre visam à consciência ambiental e à busca por parceiros que levem essa consciência para onde forem. Por isso é tão importante envolver as crianças, desde cedo, com o cuidado com o mundo onde vivem para que possam reproduzir esses conteúdos em suas casas e comunidades", explicou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

As atividades foram conduzidas pelos geógrafos da Gerência de Educação Ambiental - GEA da SEMMAM, Wilson de Souza e Idelvon Poubel.

Foto Divulgação
Parque Vale do Mulembá é sala de aula para estudantes da capital
Parque Vale do Mulembá é sala de aula para estudantes da capital. (ampliar)

O Parque Mulembá

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá é uma unidade de conservação criada por meio do Decreto Municipal nº 11.505/2002.

Reaberto ao público em setembro de 2021, o parque ganhou um Centro de Visitantes, um Centro de Educação Ambiental e Cultural, um auditório e o Módulo de Apoio aos Tiradores de Barro, que representa e valoriza o trabalho ancestral das paneleiras.

Além dessas estruturas, ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas opções para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação, de pesquisa e de valorização do nosso patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altitude, fauna silvestre, nascentes e o Vale do Mulembá, do fundo do qual é retirada a argila, matéria-prima para a confecção das tradicionais panelas de barro.

Segundo estudos arqueológicos, a atividade de extração do barro é realizada há aproximadamente 400 anos, e o processo de produção das panelas de barro conserva até hoje todas as características das práticas dos grupos nativos das Américas, ou seja, as realizadas antes da chegada dos europeus e dos africanos.


Voltar ao topo da página