Notícias

Escolas investem em ações pedagógicas para garantir presença dos estudantes

Publicada em 07/06/2023, às 12h35

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Brunella França
Frequência Emef ME
Por meio de ação pedagógica Emef Marieta Escobar teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)
Brunella França
Frequência Emef ME
Por meio de ação pedagógica Emef Marieta Escobar teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)

Lugar de estudante é na escola! A preocupação com a frequência escolar é constante no ambiente educacional. Isso porque quando o estudante não frequenta as aulas, não há como garantir sua aprendizagem. Muitas vezes, os estudantes que têm um histórico de baixa frequência na sala de aula são aqueles que abandonam os estudos.

Por isso, é necessário pensar estratégias diferenciadas para melhorar esse quadro. O principal e mais desafiador é fazer com que os estudantes voltem a gostar da escola e a querer nela estar. Para 2023, a meta da rede municipal de Vitória é que todas as unidades de ensino apresentem o indicador de menos de 10% de estudantes infrequentes.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, que fica na Ilha de Santa Maria, a turma do 3º ano, que tinha índice altíssimo de infrequência em 2022 passou a ser uma das turmas mais assíduas da escola.

"A assiduidade é essencial para o sucesso do processo ensino-aprendizagem dos estudantes, pois na alfabetização os vínculos afetivos, as relações harmoniosas entre os estudantes e entre os estudantes e professor aos poucos vão se estabelecendo os vínculos de respeito, afeto e confiança. E também pela metodologia de trabalho pautada em sequências didáticas planejadas de forma interdisciplinar contemplando atividades diversificadas que atendam todos os níveis da turma e consequentemente despertem o interesse, garantindo o aprendizado", detalhou a professora Sandra Costa.

Querer estar na escola

O estudante Luan Gabriel Costa Félix, que tinha um índice elevado de faltas no último ano e agora está entre os mais frequentes, resumiu o sentimento que o fez mudar. "Antes eu não gostava muito da escola, agora que eu percebo que a escola é muito legal, agora eu gosto de vim", afirmou.

À frente da unidade de ensino, a diretora Suelen Biazi reconheceu os avanços da turma e da escola como um todo. "A nossa escola teve uma redução muito grande na infrequência, estudantes que não estavam frequentando a escola ano passado agora estão vindo assiduamente. Gostaria de parabenizar a nossa equipe técnica pelo trabalho de busca ativa aos nossos estudantes. Tudo o que fazemos é para ver vocês felizes aqui, porque a escola precisa ser a melhor escola para que vocês estejam aqui", afirmou.

Entre as ações desenvolvidas com foco na frequência, estão convocação das famílias para diálogo sobre os prejuízos das faltas no processo de conhecimento; busca ativa diária realizada pela coordenação; integração das ações desenvolvidas pelo corpo técnico e administrativo com fortalecimento do trabalho em equipe; definição do regente referência por turma de acordo com o perfil profissional; planejamento estratégico entre professores e pedagogas para desenvolvimento de novas metodologias em sala de aula; intervenções pontuais com a turma para avaliação dos resultados e incentivo; fortalecimento dos vínculos entre a escola e a comunidade escolar; saída pedagógica com a turma destaque.

No primeiro trimestre deste ano, no turno matutino, a turma do 3°ano A conquistou 100% de frequência, além do grande avanço pedagógico.

"Quando a gente fala de vir à aula todo dia, é como se a gente estivesse construindo uma casa. Cada dia que você falta, é um tijolinho que deixa de ser colocado ali, é um buraquinho que fica. E não adianta nós professores sabermos só os conteúdos, a escola precisa fazer sentido para a vida. A revitalização da escola está em andamento, a diretora está amparada num trabalho coletivo. Quero parabenizar a professora Sandra e todos os profissionais que estão verdadeiramente se esforçando para garantir o direito à aprendizagem dos nossos estudantes. Venham todos os dias para a escola", pediu a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Brunella França
Frequência Emef PAN
Por meio de ação pedagógica Emef Padre Anchieta teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)
Brunella França
Frequência Emef ME
Por meio de ação pedagógica Emef Marieta Escobar teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)

Certificados e destaques

Na Emef Marieta Escobar, em Santa Martha, a manhã desta quarta-feira (7) foi de homenagem aos estudantes destaque de cada turma, aqueles que mais estiveram presentes nas aulas e, por consequência, os melhores resultados de aprendizagem, monitorados pela avaliação diagnóstica.

"Esse é um momento importante. Estamos reconhecendo todo o trabalho feito pelas famílias junto da escola. Fazemos todo o acompanhamento da frequência, desde o primeiro dia de aula. E vamos reconhecer a turma que tem o maior índice de frequência na escola", destacou a diretora Ineida Santos.

Presente na entrega dos certificados, a secretária Juliana Rohsner reforçou o pedido para que os estudantes estejam todos os dias na escola.

"A escola Marieta Escobar nos enche de orgulho. Eu venho aqui para reconhecer e parabenizar o trabalho que vem sendo feito. A escola é um combinado de todos os profissionais juntos. As famílias são fundamentais nesse processo de controle da frequência. A gente precisa de vocês aqui todos os dias para que vocês tenham garantido o direito à aprendizagem", ressaltou.

A turma do 4º ano A, a mais frequente da escola no primeiro trimestre, fará um piquenique para comemorar. De cada turma, os estudantes destaque foram: Arthur da Silva, 1° ano; Julia de Oliveira, 2° ano; Miguel Rosa, 3° ano; Pedro Lucas, 4° ano; Bernardo do Carnal, 5° ano; Lívia do Amaral, 6° ano; Thiago Xavier, 6° ano; Beatriz Carriço, 7º ano; Maria Eduarda Rocha, 8º ano; Clarissa Costa, 9º ano.

Também foi reconhecido o trabalho dos profissionais Jamille Bolsci, estagiária; Marcelo Scabelo e Alexandre Schulz, professores; e Caroline Quenupe, coordenadora de turno.

Brunella França
Frequência Emef PAN
Por meio de ação pedagógica Emef Padre Anchieta teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)
Brunella França
Frequência Emef ME
Por meio de ação pedagógica Emef Marieta Escobar teve aumento no número de estudantes presentes às aulas. (ampliar)

Voltar ao topo da página