Notícias

Escola da Vida: Eliene supera situação de rua com emprego, casa e sonhos

Publicada em 29/06/2020, às 15h41

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Divulgação Semas
Escola da Vida: Eliene e Lucas Emanuel
Eliene de Souza conseguiu realizar o sonho de fazer uma festinha de aniversário para o filho Lucas Emanuel

"Sou muito grata a todos que me ajudaram a sair das ruas e, agora, conseguir um emprego e uma casa, além de poder comemorar o aniversário de 9 anos do meu filho neste domingo (28)", comemorou Eliene de Souza, de 38 anos.

Por conta do desemprego e da depressão, ela esteve nas ruas de 2016 a 2019, mas agora está reconstruindo sua vida com ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro-Pop) e da Escola da Vida, além da parceria com o projeto Sou Diferente.

Eliene está trabalhando há um mês no Grupo Condonal, que é uma administradora de condomínio, e estuda na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ela ainda vai ganhar um curso técnico em Enfermagem.

"Sempre tive que pagar aluguel ou ter que pagar alguém para tomar conta do Lucas Emanuel (filho). Essa festa para mim também teve um simbolismo muito importante: uma nova fase na minha vida, um novo recomeço. E foi do jeito que ele gosta, com o tema do Flamengo. Nunca tive condições de dar uma festinha para ele", acredita a assistida.

Ruas

"Estava muito desmotivada por estar desempregada e por ter que ficar longe dos meus filhos. O Centro-Pop e a Escola da Vida foram muito importantes para ter força de vontade e foco para sair das ruas. No Centro-Pop, conseguia me alimentar. Na Escola da Vida, fiz vários cursos, e isso ocupou minha mente. Aí apareceram muitas oportunidades de mudança. O projeto Sou Diferente conseguiu arrumar um novo emprego para mim e consegui ter minha casa. Aos poucos, vou mobiliando. A batalha está apenas começando", reforçou a assistida.

Futuro

"Assim que finalizar o curso técnico em Enfermagem, gostaria de me dedicar a algo da Assistência Social. Também quero ajudar outras pessoas que estão ainda nas ruas. Tenho essa necessidade. Sempre também aconselho meus filhos a não entrar nessa vida", relatou Eliene.

Mudança

"Vimos na Eliene um desejo forte de mudança. Acreditamos, principalmente, na autonomia da pessoa. Estamos vendo nos olhos dela a felicidade dela nesse novo recomeço da sua vida. Claro que ela não vai esquecer seu passado, mas agora ela está tendo a oportunidade de sonhar e acreditar em algo melhor no seu futuro. Isso também nos inspira, e aprendemos sobre resiliência e superação", disse uma das cofundadoras do projeto Sou Diferente, Gilsilene Passon.

"A Escola da Vida apoiou Eliene fortacelendo suas potencialidades e encorajando seus sonhos. Sempre alimentando nela essa esperança de mudar de vida. Assim, mesmo diante da pandemia, ela conseguiu superar as adversidades e é uma vencedora", declarou o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.


Voltar ao topo da página