Notícias

Empreendedores aprendem técnicas de manipulação de alimentos

Publicada em 06/08/2019, às 15h40 | Atualizada em 06/08/2019, às 15h48

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Banco de alimento geral
Assistidos da Unidade de Inclusão Produtiva participam de curso de manipulação de alimentos
Guiomedce Paixao
Banco de alimento Fernanda gomes churrasquinho
"Eu mesma compro a carne e o frango. Preparo os temperos que sirvo. Gosto de ver a satisfação do meu cliente", afirmou Fernanda

Alunos da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) participaram, nesta terça-feira (6), do II Treinamento de Manipuladores de Alimentos, realizado pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gsan), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Na ação, que terá continuidade nesta quarta-feira (7), os alunos também aprenderam boas práticas de higiene para manipular corretamente os alimentos e doenças relacionadas aos produtos.

As pessoas que participam do curso trabalham no ramo da gastronomia, em variados segmentos: bolos de pote, churrasquinho, milho cozido, pizza, bombons e tortas.

“Por ser a filha mais velha de sete irmãos, aprendi a cozinhar aos 6 anos com a minha mãe, quando morávamos em Barra de São Francisco. Como uma boa italiana, gosto de cozinhar. Aprender sempre é muito bom. Os meus principais ingredientes são o capricho e fazer bem o que eu sei", disse Maria da Glória da Silva Oliveira, 67.

Glorinha, como é conhecida, faz requeijão, xá de amendoim, palha italiana, bolo de pote, bombom e chup-chup para vender.

Satisfação

Há dois meses, Fernanda Gomes, 31, decidiu fazer churrasquinho para vender em Nova Palestina, na Grande São Pedro. Ela trabalha de quarta a sábado, das 18 às 23 horas, e explica que faz tudo por conta própria.

"Eu mesma compro a carne e o frango. Preparo os temperos que sirvo. Gosto de ver a satisfação do meu cliente provando algo que eu mesma fiz. Meu grande diferencial é o meu molho caseiro. Não passo a receita para ninguém. Precisamos nos atualizar sempre", comentou Fernanda.

Práticas

"Queremos que os profissionais atendidos pela Unidade de Inclusão Produtiva percebam a importância das práticas corretas de preparo dos alimentos, de forma a garantir um produto de qualidade, com consequente fidelização do consumidor e consolidação do pequeno empreendedor no mercado de trabalho", explicou a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Laydiane Silote Barbosa.

Guiomedce Paixao
Banco de alimento Maria da Glória
"Aprender sempre é muito bom. Os meus principais ingredientes são o capricho e fazer bem o que eu sei", disse Maria da Glória
Guiomedce Paixao
Banco de alimento Lidiane Gerente
"Queremos que os profissionais atendidos pela Inclusão Produtiva percebam importância das práticas corretas de preparo dos alimentos", disse Laydiane

Voltar ao topo da página