Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Em 20 minutos, Guarda de Vitória recupera carro de motorista de app assaltado em Cariacica

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Foto Divulgação
Em 20 minutos, Guarda de Vitória recupera carro de motorista de app roubado em Cariacica

A junção de tecnologia e trabalho operacional de qualidade levou a Guarda Civil Municipal de Vitória a recuperar mais um veículo roubado e deter um suspeito, na noite desta quinta-feira (14). O carro foi localizado apenas 20 minutos depois do assalto, em Cariacica.


O roubo aconteceu na Rodovia do Contorno, na altura do bairro São Conrado. A vítima, um motorista de transporte por aplicativo, comunicou o roubo ao Ciodes-190. Ele foi rendido por dois passageiros que embarcaram no Terminal e Campo Grande para São Conrado e, ao chegar no destino, anunciaram o assalto. Além do carro, os bandidos levaram o celular do motorista.


Cerca de 20 minutos depois, equipes do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória realizavam patrulhamento de rotina quando foram acionados pela Central de Monitoramento que um veículo com restrição de roubo estava circulando pelas ruas da Capital.


"Recebemos a informação da Central de Monitoramento de que o veículo estava seguindo para a Ponte da Passagem. Logo, as nossas equipes se posicionaram em rotas estratégicas, com orientação em tempo real dos operadores, conseguimos realizar a abordagem na Avenida Leitão da Silva, em Itararé", detalhou o inspetor J.Alves, do GTO.


No veículo estava um casal. A mulher foi liberada no local pois não foi encontrado nada de ilícito. Durante a vistoria no carro, os guardas municipais encontraram o celular do motorista de aplicativo.


"O condutor alegou que pegou o carro emprestado de um conhecido em Campo Grande, mas não soube informar o nome. Por estar com um carro roubado, ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória, onde também foi entregue o celular localizado no veículo", detalhou J.Alves.


O detido já possui passagens pelos crimes de tráfico de drogas e por violência contra mulher. O veículo foi removido para o pátio credenciado.


TECNOLOGIA


O apoio da tecnologia é constante na rotina operacional da Guarda Civil Municipal de Vitória. Atualmente, são 1156 câmeras e 116 faixas de leitura de cerco funcionando 24 horas na Central de Monitoramento. O local também reúne a operacionalização dos botões de Pânico Escolar, Maria da Penha e SOS Comércio, além de software de Inteligência Artificial.


Assim, já foram realizadas 381 abordagens a veículos de janeiro a julho deste ano, com 115 conduzidos. Ao todo, 126 veículos foram recuperados (alvo de furto ou roubo) neste período.


"Entre essas abordagens estão veículos com restrição de furto e roubo, clonados ou com procurados da Justiça. Trata-se de uma gama de possibilidades de atuação que reforçam o compromisso da Guarda de Vitória com a segurança dos cidadãos. Essas ações colaboram também com outra importante conquista: uma queda de 34%, de janeiro a julho deste ano, dos registros de roubo de veículos na capital", pontua o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni.