Notícias

Educadores ambientais fazem várias ações do projeto Vitória Cidade Limpa

Publicada em 09/09/2019, às 16h40

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Vitória Cidade Limpa
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinoti participaram de uma pescaria ecológica (ampliar)

Educadoras ambientais do CEA da Mata da Praia estarão no Instituto João XXIII, em Consolação, nesta terça (10), às 13h30, para alinhar ações e projetos a serem desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

No dia 29 de agosto, o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, fez uma palestra sobre resíduos sólidos na entidade. A ação integra o projeto "Vitória Cidade Limpa".

Chás

Na quarta-feira (11), alunos do grupo 3 C e D do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi degustarão vários chás com os familiares no evento "Chá com Prosa". A atividade faz parte do projeto Horta Escolar, em que foi trabalhada a confeccção de composteiras com garrafa pet.

Os alunos também aprenderam sobre diluição do chorume e adubo orgânico, que também foi colocado nas plantas da própria horta. As crianças fizeram uma sementeira e, depois, farão o replantio nos recipientes de garrafa pet. 

No dia 25 de setembro, às 13h30, esses alunos irão ao Parque Municipal Padre Alfonso Pastore, onde terão a oportunidade de participar da trilha sensorial e fazer interação com o ecossistema de restinga.

No dia 30 de outubro, haverá exposição fotográfica das atividades realizadas durante o projeto.

Consolação

Ainda na quarta-feira (11), educadoras ambientais se reunirão com a Associação de Moradores de Consolação para verificar a viabilidade de desenvolver o projeto Vitória Cidade Limpa.

Coleta seletiva

Cerca de 50 alunos dos 1º e 2º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eber Louzada Zippinoti participaram da palestra "Coleta Seletiva" na última semana.

A atividade integra o Vitória Cidade Limpa e é desenvolvida em parceria com o projeto "Monteiro Lobato: O Menino e o Rio", das professoras Camila e Marta. 

A educadora ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Praia Maria Aparecida Drumond informou que também desenvolveu com os alunos ações relacionadas ao descarte irregular de resíduos. "Trabalhamos com atividades lúdico-educativas, como a pescaria ecológica e tempo de decomposição de alguns materiais", contou.

Jogos

Os educadores ambientais do CEA Mata da Praia também fizeram um trabalho no Cmei Magnólia Dias Miranda Cunha, onde realizaram com as crianças atividades sobre o manguezal, como o Jogo das Argolas e Jogo da Memória do Manguezal.

"Os pequenos ainda tiveram a oportunidade de interagir com um caranguejo gigante, conhecendo, assim, as características desse crustáceo. Essas atividades foram desenvolvidas em parceria com a escola, que estava realizando um evento em comemoração ao Dia da Família", contou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.


Voltar ao topo da página