Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Educação: projeto promove diversão durante as férias escolares

Publicada em

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas. (ampliar)
Luis Oliveira
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas. (ampliar)

Aproximar a comunidade do espaço escolar e fortalecer vínculos com crianças e estudantes, tudo isso com muita diversão e brincadeiras. Essa é a proposta da "Colônia de férias", projeto realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande, em parceria com a Escola de Circo e Teatro Árvore. 

A colônia de férias oferece oficinas de circo, vivências em brincadeiras infantis, apresentações de artistas de circo de lona e muito mais. São mais de 30 crianças dos territórios da Piedade, Fonte Grande e Moscoso que participam das atividades no turno vespertino, na quadra da unidade de ensino, nos dias 09 a 20 de janeiro.   

Bernardo Oliveira, 8 anos, cursará em 2023 o 3º ano do ensino fundamental na Emef Ti Anacleta, e aproveitou a programação para matar a saudade da escola. "Foi muito legal rever a escola e ter tudo isso aqui. Estou me divertindo bastante e aproveitando o restinho das férias enquanto as aulas não voltam", disse. 

Já as estudantes Nirvana Alvarenga e Pamela Sigrid, 11 anos, farão o 7º ano do ensino fundamental neste ano na Emef São Vicente de Paula, que fica no Centro. Elas contam que as oficinas são divertidas e permitem ainda fazer novas amizades.  

"Hoje é o primeiro dia que eu venho e estou me divertindo muito e fazendo amigos, além de rever a minha amiga da escola também. É bem legal aprender coisas de circo!", contou Nirvana. 

"Estou com saudade de ir à escola, mas enquanto as aulas não voltam está sendo muito legal vir aqui e fazer muitas brincadeiras e atividades de circo. Os professores são muito legais, já é o segundo dia que eu venho e espero vir todos os dias", disse Pamela. 

Diversão e aprendizado  

No último dia da programação, será realizada uma apresentação para as famílias, de forma que as crianças e os estudantes possam compartilhar com os pares toda a vivência que tiveram nas oficinas. Um dos fundadores do grupo Árvore, Wyller Siqueira, explica sobre os objetivos e benefícios das atividades circenses.  

"Temos o objetivo dentro do nosso grupo de trabalhar para além dos espetáculos, atuando nos territórios. A colônia de férias está dentro dessa perspectiva, é uma proposta diferente, divertida, que propicia vivências em brincadeiras, corporais e artísticas, trabalhando e desenvolvendo com as crianças habilidades de atenção, concentração, respeito, trabalho colaborativo, autoconhecimento, memória corporal, autoestima, autoconfiança e autonomia", explica. 

"Nossas atividades iniciaram em parceria com a unidade de ensino como uma parceria dentro da disciplina de eletiva. E agora a ação tem continuidade nas férias como uma atividade recreativa para as crianças do território. Para nós do Grupo Árvore, além de estar presente como artistas no território da Piedade, é importante desde cedo estimular a formação e fruição artística, buscar ampliar o olhar de crianças e jovens para o mundo das artes cênicas e circenses", explica Vanessa Darmani, integrante do grupo Árvore que esteve à frente do desenvolvimento dos projetos com a Emef TI Anacleta.   

Fortalecendo Vínculos 

A diretora da unidade de ensino, Maria da Penha, falou sobre o objetivo da colônia de férias e seus benefícios para as crianças e estudantes.  

"A parceria com o grupo Árvore já vinha de uma de nossas eletivas no ano passado, e por isso pensamos que seria muito bacana oportunizar a continuação desse espaço para que as crianças pudessem vivenciar momentos de alegria, prazerosos, e de aprendizado em circo e teatro. Além disso é uma forma de oportunizar a eles matar um pouquinho da saudade da escola, e se sentir pertencentes desse espaço", explicou.  

Luis Oliveira
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas. (ampliar)
Luis Oliveira
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Colônia de férias na Emef TI Anacleta Schneider Lucas. (ampliar)