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Educação Inclusiva: Vitória atende 71 crianças e estudantes com síndrome de Down

Publicada em 21/03/2023, às 15h55 | Atualizada em 21/03/2023, às 16h00

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Gusttavo Lima
Gusttavo Lima. (ampliar)

Dentre os 365 dias do ano, o "21/03" foi escolhido como Dia Internacional da síndrome de Down porque tal síndrome é uma alteração genética no cromossomo "21", que em geral é formado por um par, mas, no caso das pessoas com Down, aparece com "3" exemplares (trissomia). Na rede de ensino de Vitória, atualmente há 71 crianças e estudantes com síndrome de Down matriculados.

Entre eles, Gusttavo Lima Nascimento, que está no 4º ano e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, em Santo Antônio. Ir à escola é uma das atividades preferidas da rotina do estudante.

Regiany Nascimento Araújo Lucas, mãe do Gustavo, conta que ir para escola diariamente leva a um grande desenvolvimento do filho.

"A fala, o descobrimento de novas palavras, por exemplo. A escola na vida do Gusttavo proporcionou um avanço na convivência com os colegas. Ele consegue ser mais autônomo e produtivo. Agradeço muito pela possibilidade do meu filho estar se descobrindo cada vez mais e o prazer de estar na escola diariamente", destaca.

A mãe acompanha de perto o desenvolvimento do estudante e o trabalho inclusivo que é feito na unidade de ensino.

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Gusttavo Lima
Gusttavo na Emef Alvimar Silva. (ampliar)

"No Alvimar, ele faz amigos novos, aqui ele aprende mais e hoje consigo ver como meu filho tem tido um apoio e reconhecimento. Ele é respeitado em sua condição e é atendido de acordo com suas possibilidades. Hoje fico muito feliz e tranquila e segura de ver a evolução do meu filho estando na escola Alvimar Silva", afirma.

Educação inclusiva

Diretora da Emef Alvimar Silva, Flavia Souza ressaltou que a escola, na vida do estudante público da educação especial, também busca desenvolver habilidades que contribuirão para sua formação pessoal.

"Estar em um espaço coletivo que respeite suas necessidades contribui positivamente para o desenvolvimento desses estudantes. Ressalto que o trabalho estruturado no ambiente escolar que dialoga e colhe as famílias e demais atores faz com que nossos estudantes tenham um processo educacional que entenda e respeite as possibilidades de cada um. Vibramos com cada conquista e cada avanço deles. Estaremos sempre em busca do melhor para que eles possam ter autonomia social de acordo com suas potencialidades", considera.

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Gusttavo Lima
Gusttavo, acompanhado de colegas, na Emef Alvimar Silva. (ampliar)

Perspectiva inclusiva

A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Rede de Ensino de Vitória tem como objetivo acompanhar e orientar o processo de ensino e aprendizagem das crianças e estudantes com deficiência física, intelectual, sensorial, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação garantindo-lhes o direito ao acesso, permanência e aprendizagem, considerando suas especificidades nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (BRASIL, 2008), Resolução COMEV/CED Nº 02/2016 (VITÓRIA, 2016), Política Municipal de Educação Especial de Vitória (VITÓRIA, 2018) e Documento Orientador da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Vitória - volumes 1 e 2 (VITÓRIA, 2020).

"Se vivemos num universo diverso, com pessoas diversas, é necessário que todas estejam incluídas, respeitadas, com seus direitos humanos garantidos, é necessário que de fato exista inclusão social. Todas as crianças e estudantes têm direito de estar na escola", defende a coordenadora de Educação Especial da Seme, Carla Intra.

De acordo com as Diretrizes Curriculares de Vitória, as unidades de ensino devem buscar suporte em planejamentos participativos para definir objetivos de aprendizagem que melhor atendam às necessidades específicas da criança ou estudante público da Educação Especial.

O objetivo da educação inclusiva é viabilizar o acesso de crianças e estudantes às atividades coletivas e interativas, visando a superar as barreiras que dificultam os processos de acesso à aprendizagem, nas aulas, nas avaliações e nas atividades complementares/suplementares no contraturno.


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