Notícias

Educação de Vitória participa de conferência on-line de enfrentamento à pandemia

Publicada em 16/06/2020, às 15h44

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Conferência virtual da Educação
Secretária Adriana Sperandio falou das medidas adotadas em Vitória para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus (ampliar)

A colaboração entre estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus foi o tema de uma conferência virtual nesta terça-feira (16), com a participação da secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, uma das palestrantes do encontro. 

O webinar (nome dado a videoconferências e seminários realizados pela web) foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e abordou temas como a tecnologia, as práticas de ensino, os materiais didáticos e as alternativas para acompanhamento e avaliação da aprendizagem frente o contexto de crise. A transmissão foi feita ao vivo, pelo canal da FGV no YouTube, e aberta ao público. Mais de 250 participantes acompanharam o debate.

"Precisamos reconhecer e destacar as iniciativas nesse tempo e nessa travessia difícil que estamos vivendo. Por isso, quero destacar o papel que a FGV está fazendo, na medida em que cria esses espaços e ambientes de debates e discussão, que por si só se constituem em lugares de cooperação e de colaboração na perspectiva de construir caminhos e alternativas para a educação brasileira", disse Adriana.

Trabalho colaborativo

Durante o encontro, ficou evidenciado que a articulação institucional e os esforços conjuntos realizados por atores diversos envolvidos nos processos educacionais têm sido fundamentais para o enfrentamento das questões que envolvem o atual cenário nacional.

"Em Vitória, imediatamente mudamos a forma de fazer a gestão da cidade, que agora ocorre por meio de comitês. Neles se encontram os gestores das diferentes pastas, e nesse âmbito foi criado ainda um Comitê Social, com todas as pastas da área social, para que nós possamos cuidar e pensar os movimentos da cidade a partir da articulação e da integração das políticas públicas, uma vez que são mais que urgentes e necessárias nesse momento que estamos passando", destacou Adriana.

Ela completou: "Temos vivido essa situação junto à nossa rede de ensino e junto aos profissionais que temos nas unidades escolares. Sem dúvida nenhuma, mais uma vez, a gente encontra os melhores e mais especiais caminhos e alternativas quando temos a cooperação e colaboração desses profissionais da Educação".

Palestrantes

O seminário virtual contou também com a participação dos palestrantes Marcelo Ferreira da Costa, dirigente municipal de Educação de Goiânia; Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho e diretora executiva interina do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); João Marcelo Borges, diretor de Estratégia Política do Todos Pela Educação (TPE); Binho Marques, ex-governador do Acre e ex-secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino do MEC; e de Natalino Uggioni, secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.

O mediador do webinário foi o professor e doutor em Administração Bernardo Fajardo.

Matéria relacionada

Aulas só retornam quando tiver segurança sanitária para alunos e profissionais

 


Voltar ao topo da página