Notícias

Educação criativa: crianças aprendem em "máquina do tempo" no Cmei Cida Barreto

Publicada em 10/04/2019, às 17h43

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Máquina do Tempo
Primeiro tema trabalhado pelo Cmei junto aos pequenos foram os dinossauros: corredor ganhou cenário especial para o trabalho

Já pensou em uma "máquina do tempo" sendo utilizada como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem? Parece coisa de filme e ficção científica, mas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi, a equipe de profissionais transformou a ideia em prática.

Trata-se do projeto "As aventuras na máquina do tempo", que tem como objetivo proporcionar experiências onde famílias, crianças e funcionários percebam-se como sujeitos de direitos e responsáveis pelo projeto de mundo melhor a partir do acesso aos conhecimentos produzidos historicamente sobre a evolução da humanidade.

Desenvolvida na própria escola com materiais recicláveis e pedagógicos, a "máquina" permite aos pequenos estudantes visitar situações e acontecimentos históricos sobre a evolução humana em vários aspectos, como natureza e sociedade.

Divulgação Seme
Máquina do Tempo
Objetivo do projeto é resgatar acontecimentos históricos da evolução humana

Temas

Iniciado em março, o projeto teve como primeiro tema "A Era dos Dinossauros", enquanto neste mês de abril, as educadoras trabalham com a temática "Os Homens das Cavernas". As atividades acontecerão durante todo o ano letivo, com assuntos diferentes sendo trabalhados a cada mês.

"Essa máquina do tempo é sempre montada no corredor de acesso às salas de aula, local apropriado para criar um ambiente que instiga a imaginação e a curiosidade das crianças", explica a diretora do Cmei, Keila Madeira Pereira.

Aprendizagem

“Os pais têm manifestado muita gratidão à equipe, pois percebem que os filhos estão vivendo experiências ricas de aprendizagem e, acima de tudo, estão muito felizes em participar de todo o processo”, conta Keila.

Pesquisar sobre o surgimento da agricultura e seus diferentes tipos ou sobre os avanços tecnológicos e as influências na vida da sociedade, até conhecer os aspectos culturais das várias regiões do Brasil, são algumas das especificidades do trabalho, que conta com a aprovação e o apoio de toda a comunidade escolar.


Voltar ao topo da página