Notícias

Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado com exposição on-line em Vitória

Publicada em 27/05/2020, às 14h26 | Atualizada em 27/05/2020, às 17h00

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Exposição on-line de Mata Atlântica
Exposição virtual "Mata Atlântica de Vitória, diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" permite conhecer um pouco mais desse importante bioma (ampliar)

Nesta quarta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, criado para lembrar a importância desse grande bioma. Em tempo de isolamento social, a Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), está lançando uma campanha virtual.

Os internautas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais desse bioma por meio da exposição virtual "Mata Atlântica de Vitória, diversidade nas paisagens em múltiplos olhares", que será disponibilizada nas redes sociais da Prefeitura de Vitória.

"Iniciamos, de forma virtual, as celebrações do Dia Nacional da Mata Atlântica com o lançamento de uma campanha lúdico-educativa no Facebook e no Instagram da Prefeitura de Vitória, com o intuito de orientar a população quanto às atitudes que contribuem para a sua preservação", informou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Conservação

Divulgação Semmam
Mata Atlântica

Segundo o educador ambiental e geógrafo Wilson de Sousa, o objetivo da data é promover reflexões e sensibilização junto à população, às autoridades e à iniciativa privada para a conservação das florestas da Mata Atlântica, que são as mais ricas em diversidade no Planeta. "A primeira celebração deste dia ocorreu em 1999, sendo que, no ano seguinte, entrou no calendário oficial", contou o educador.

A data é uma alusão ao gesto de Padre Anchieta, que, em 1560, assinou a "Carta de São Vicente", documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.

"Essa data comemorativa é um momento não somente de refletir, mas de colocar em prática ações cotidianas que promovam a conservação e a recuperação desse importante bioma brasileiro, que muito já sofreu no passado e que, agora, mais do que nunca, carece de cuidados", disse o educador ambiental Idelvon Poubel.

"Este momento de pandemia tem nos possibilitado refletir sobres as nossas ações, e é muito oportuno pararmos para pensar sobre a nossa corresponsabilidade para com o Meio Ambiente e, em especial, com esse bioma de suma importância que é a Mata Atlântica", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho.

Mata Atlântica em Vitória

A Mata Atlântica é uma floresta que está literalmente no coração da ilha de Vitória, ocupando praticamente todo o Maciço Central da cidade, e também em várias outras partes do município. É uma das maiores áreas verdes em espaço urbano do Brasil e muito contribui para uma boa qualidade de vida na cidade.

Dos 97km² de área do município de Vitória, a capital conta com cerca de 40% da sua área territorial constituída de espaços protegidos por lei destinados à preservação dos ambientes naturais, como o bioma Mata Atlântica e os ecossistemas a ele associados: restinga, o manguezal e as vegetações rupestres. 

Ações

A Gerência de Educação Ambiental (GEA) traz à lembrança ações e projetos já realizados pela Semmam que demonstram os cuidados com essa floresta rica em biodiversidade.

A Semmam já desenvolveu várias ações a fim de garantir a preservação dos espaços de Mata Atlântica presentes em parques e unidades de conservação, como Parque da Fonte Grande, Parque da Gruta da Onça, Parque Tabuazeiro, Parque Mulembá, Parque Von Schilgen, Revisda Mata Paludosa, assim como promove a recuperação das áreas degradadas:

• recuperação das nascentes e da biodiversidade no Maciço Central de Vitória, realizando atividades de reflorestamento com escolas e comunidades;

• disseminação da prática da meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão, importantes polinizadoras da Mata Atlântica);

• realização de formações (profissionais da educação e comunidades) em Educação Ambiental com foco em resíduos sólidos e Mata Atlântica;

• ações e projetos processuais de Educação Ambiental com escolas do entorno dos parques e unidades de conservação por meio dos Centros de Educação Ambiental (CEA Fonte Grande, CEA Mata da Praia, CEA Mata Paludosa e CEA Pedra da Cebola);

• realização de caminhadas ecológicas;

• fiscalização dentro dos parques visando combater incêndios, capturas de animais e retirada de plantas;

• recolhimento de animais silvestres;

• produção de mudas nativas para ações de reflorestamento;

• exposição “Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em Múltiplos Olhares".


Voltar ao topo da página