Notícias

Dia Mundial do Diabetes tem programação especial em Vitória

Publicada em 14/11/2019, às 08h01

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Dia Mundial da Diabetes
Objetivo das ações é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da educação a respeito do diabetes

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, as unidades de saúde de Vitória promoverão diversas ações sobre o tema ao longo deste mês, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da educação a respeito da doença.

Além das ações de rotina, como oferta de exames e consultas, as equipes prepararam palestras, rodas de conversa, orientações, teatro e café da manhã saudável. Em todos esses momentos, haverá orientações sobre a doença, como sintomas, fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes, motivação para o autocuidado e adoção de comportamentos saudáveis.

Para a referência técnica em hipertensão e diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Aline Segato, essa data é importante para chamar a atenção das pessoas para o diabetes e melhorar a forma como a sociedade lida com essa doença.

"Existem hábitos que são fundamentais para uma vida ativa e saudável das pessoas com diabetes, tais como a prática da atividade física e a adoção de uma alimentação saudável, que são determinantes no sucesso do tratamento", afirma.

Torpedos

Desde o mês passado, a Semus passou a enviar torpedos para os munícipes de Vitória com diagnóstico de diabetes e hipertensão com o objetivo de motivar e conscientizar essa população para importância da adesão ao tratamento.

Assim, semanalmente, as pessoas diagnosticadas com diabetes recebem torpedos informando sobre a necessidade de praticar atividades físicas, checar os níveis de glicose no sangue, fazer uso regular dos medicamentos e manter a alimentação balanceada.

Diabetes

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes pode ser controlado. Acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.


Voltar ao topo da página