Notícias
Dia Mundial da Limpeza: estudantes participam de atividade de educação ambiental
Publicada em 14/09/2023, às 12h55 | Atualizada em 14/09/2023, às 13h05
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes
Uma manhã produtiva e de muito aprendizado sobre o meio ambiente! Assim foi nesta quinta-feira (14), para 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos, localizada no bairro Bela Vista. O grupo de estudantes participou de atividades de educação ambiental, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória, em comemoração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). A ação ocorreu na prainha situada entre o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Tamar, na Enseada da Suá.
Os estudantes chegaram bem animados e foram logo recepcionados pelo prefeito Lorenzo Pazolini e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, pelo subsecretário de Educação, Trajano Ferreira, e técnicos dos dois institutos ambientais que ficam localizados na Praça do Papa. Em um círculo os estudantes ouviram sobre a importância de se ter uma cidade limpa e da preservação da natureza.
Em seguida, divididos em dois grupos, foram a campo realizar a atividade de limpeza da praia e do espaço localizado no entorno da orla. Jeferson Ferdin Conceição, de 11 anos, contou que costuma participar da limpeza do jardim da escola e que ficou feliz em poder ajudar na praia também. "Participar desta limpeza é muito importante para que os animais marinhos não morram e, também, para mostrar que todos tem que fazer a sua parte", que costuma participar da limpeza do jardim da escola.
A colega de escola, Lívia França, também de 11 anos, destacou a importância que as pessoas não podem ser descuidas com o meio ambiente. "As algas ajudam na produção do oxigênio. E se a gente continuar jogando lixo nas ruas e nas praias, o oxigênio vai acabar e o mundo pode ser extinto, como os animais que moram aqui, por conta dos descuidos dos seres humanos. Então é muito importante a preservação da natureza".
Os estudantes também foram visitar o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Tamar, ambos localizados na Praça do Papa, e participaram de atividades programadas por estas dois organismos ambientais, para que a vivência seja significativa, além de potencializar o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e bem-estar dos animais.
A Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos já desenvolve o Projeto Vitória Cidade Limpa desde 2022, em parceria com a equipe do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa. Juntos, realizam atividades educativas que exploram informações e atitudes como separação de resíduos secos e úmidos, coleta seletiva, trabalhos relacionados à horta, compostagem, reaproveitamentos, entre outras.
Atuação como multiplicadores
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que iniciativas como esta promove a propagação da informação dentro da família e de comunidades. "É muito importante passar uma mensagem da necessidade de preservação do meio ambiente para o desenvolvimento sustentável. Esta é uma ação que repercute dentro da família, da comunidade, cada estudantes que participa desta iniciativa hoje será um propagador, um divulgador, das boas ações".
Ele ainda ressaltou a mudança de atitude ajuda a ter uma cidade mais sustentável. "Ações nesse sentido são muito muito interessante porque faz com que todos nós possamos preservar a cidade, preservar o meio ambiente, e assim teremos uma cidade mais sustentável, um meio ambiente mais sustentável, uma qualidade de vida cada vez melhor na nossa capital", apontou.
Preservação e pensamento no futuro
O secretário municipal de Meio Ambiente enfatizou para as crianças a necessidade da preservação ambiental. "Por isso, planejamos uma manhã muito dinâmica para envolver crianças e também adultos, visando sensibilizar todos os participantes para a importância de algumas atitudes simples em prol da preservação ambiental".
O secretário de Educação em exercício, Trajano Ferreira, reforçou que "para fazer a educação ambiental, temos que começar com os pequenos, mostrando a preocupação com o futuro. E é isso que fazendo aqui nesta manhã, nesta inciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente".
"Hoje estas crianças e estudantes estão se tornando mais um ajudante para proteger o meio ambiente, as baleias, os golfinhos, tornando-se um cidadão ativo nesta luta" afirmou o educador ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Renan dos Santos.
O oceanógrafo do Projeto Tamar em Vitória, Rafael Kuster, ressaltou que a Fundação atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social.
"Considerando que a poluição dos mares por resíduos sólidos apresenta-se como uma das principais ameaças humanas à sobrevivência destes animais, é com prazer que participaremos do Dia Munidal da Limpeza, Clean Up Day, junto com a Prefeitura Municipal de Vitória e instituições parceiras", disse.
Data
No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Limpeza, também conhecido como "World Cleanup Day", um evento que mobiliza diversos atores sociais em todo o mundo para sensibilizar, por meio de mutirões de limpeza os diversos ambientes, a população acerca dos problemas gerados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos.
Esta será a sexta edição do evento e, desde 2018, 71 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. A expectativa é que este ano, em todo o mundo, seja ultrapassada essa marca.