Notícias

Dia do Surdo: estudantes e professores fazem passeio no Capixaba Bustour

Publicada em 27/09/2023, às 15h40 | Atualizada em 27/09/2023, às 15h42

Por Juliana Rodrigues (jalrmagnagoeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Marcos Salles
Passeio no Ônibus Panorâmico em Comemoração ao Dia do Surdo
Passeio no Capixaba Bus Tour marca comemorações do Dia do Surdo em Vitória. (ampliar)
Marcos Salles
Passeio no Ônibus Panorâmico em Comemoração ao Dia do Surdo
Passeio no Capixaba Bus Tour marca comemorações do Dia do Surdo em Vitória. (ampliar)

Um passeio turístico com direito a guia, visita ao Projeto Baleia Jubarte, em Vitória, travessia da Terceira Ponte, visita ao litoral do bairro Praia da Costa, em Vila Velha, e retorno à capital. A bordo do Capixaba Bustour, ônibus panorâmico de turismo, do qual os passageiros têm uma visão privilegiada e ampla do percurso, estudantes e professores da Educação Especial de Vitória, além de outros convidados, se encantaram com as belezas que puderam contemplar.

Foi com esse lindo passeio que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória celebrou o Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta terça-feira (26). Quem prestigiou o passeio foi o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, e profissionais da Coordenação de Educação Especial da Seme.

"Neste dia tão especial, tão relevante, quero agradecer a vocês, que estão no dia a dia conosco fazendo uma cidade inclusiva, fazendo uma cidade que cuida, mas, principalmente, uma cidade que tem amor pelas pessoas. Acho que isso é o mais importante. Ganhar prêmios para a educação é bom, construir novas escolas é importante, levar infraestrutura é relevante, mas nada melhor do que sentir o calor e o carinho das crianças. Esse é o nosso verdadeiro objetivo e nosso verdadeiro prêmio", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

"Pra gente é uma alegria estar com vocês. Proporcionar esse dia de alegria, inclusão e respeito. As nossas escolas são inclusivas, e ter os nossos estudantes juntos faz toda a diferença. Respeitando a diversidade, dando acessibilidade e garantindo educação de qualidade para todos. Nós sabemos que ainda tem muita luta e nós estamos junto com vocês", disse a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

A responsável pela Coordenação de Educação Especial da Seme, Carla Gagno, ressaltou que é preciso ter a consciência de que acessibilidade para todas as pessoas é uma questão de direito e dignidade, e lembrou que o Artigo 1º da Declaração Universal dos direitos Humanos diz que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos".

"É assim que acreditamos e para ser assim nós trabalhamos. Temos em nossa rede de ensino escolas referência na educação de surdos e por isso pensamos num momento diferente, alegre, de encontro e acolhimento para nossos estudantes surdos e nossos professores surdos", disse a coordenadora.

O passeio

Passando pelo bairro Enseada do Suá, a guia Roberta disse que antigamente o local era uma área de pescadores e hoje é uma área de negócios, com vários prédios, consultórios e escritórios. "E a Capitania dos Portos também está nesse bairro, além da Praça do Papa, que tem esse nome porque em 1991 o Papa João Paulo II veio ao Espírito Santo e rezou uma missa nessa região. O Palácio do Café também está aqui. Ele foi o primeiro prédio com elevador panorâmico na cidade de Vitória", contou a guia enquanto Tamille, assessora técnica da Seme, fazia a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No Projeto Baleia Jubarte, localizado na Praça do Papa, olhos atentos para não perder nenhum detalhe do que estava sendo mostrado. Lá, os estudantes e professores aprenderam sobre o ciclo reprodutivo das baleias e por que elas vêm para o Espírito Santo. "Elas vêm da Antártida, do sul do planeta. E demoram de um a dois meses para migrarem até o Espírito Santo, que é área de reprodução das baleias jubarte, juntamente com o litoral da Bahia. O projeto Baleia Jubarte tem feito pesquisa há 35 anos com as baleias", explicou o guia do Projeto Baleia Jubarte.

"A cauda das baleias é muito importante pra gente porque cada baleia pode ser identificada pela cauda. As diferenças são as manchas, o formato, a porcentagem de branco, como se fosse a impressão digital delas", complementou o guia, que também levou os visitantes ao museu do Projeto, onde receberam diversas informações, entre elas sobre poluição do mar e como os resíduos lançados nas águas fazem mal aos animais marinhos.

Impressões

Arthur de Souza Rangel, do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alvimar Silva, disse que gostou muito de aprender algumas coisas sobre a vida das baleias e que, quando estiver mais velho, quer ajudar a proteger esses animais. "É importante divulgar, ajudar a preservar", disse o menino, que achou ótimo ter encontrado amigos e conhecido pessoas novas.

Ana Witney Garcia Paes, do 4° ano A da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, nasceu no Amazonas e contou que ainda está conhecendo Vitória, para onde ela se mudou com a família no ano passado. "Eu não conhecia o Projeto Baleia Jubarte. Eu achei muito legal! Os surdos precisam se desenvolver e precisam aprender a defender, a lutar, a cuidar das baleias", destacou a estudantes, cuja família está aprendendo Libras.

Carlos Eduardo Soares de Barros Guss, professor surdo da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, achou muito importante fazer o passeio com acessibilidade para o surdo. "Para os professores, a troca, o contato com outras escolas que são referências na matrícula de alunos surdos é muito importante. Esse encontro, esse contato com a Libras é muito bom! O Projeto Baleia Jubarte é muito visual e o objetivo do encontro com os surdos é essa troca de conhecimento. A própria troca linguística é muito importante ", disse o professor.

Passeio no Capixaba Bus Tour marca comemorações do Dia do Surdo em Vitória.
Marcos Salles
Passeio no Ônibus Panorâmico em Comemoração ao Dia do Surdo
Passeio no Capixaba Bus Tour marca comemorações do Dia do Surdo em Vitória. (ampliar)
Foto Divulgação
Dia do Surdo: apreciando a vista da Terceira Ponte no passeio feito no Capixaba Bustour
Passeio no Capixaba Bus Tour marca comemorações do Dia do Surdo em Vitória. (ampliar)

Voltar ao topo da página