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Dia do Consumidor: Procon Vitória divulga lista de empresas com mais reclamações em 2024
Publicada em 13/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 14/03/2025, às 10h27
Por SEGOV/SUB-COM, com edição de SEGOV/SUB-COM
Comemorado anualmente em 15 de março, o Dia do consumidor tem como foco conscientizar tanto consumidores quanto empresas sobre seus direitos e responsabilidades no mercado de consumo. A data foi instituída para dar valor ao poder de compra das pessoas e também para dar visibilidade à importância de práticas de consumo conscientes e responsáveis.
Nessa perspectiva, o Procon Vitória divulga, nesta sexta-feira (14), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024 com o ranking das empresas que apresentaram o maior número de reclamações no órgão ao longo do ano passado.
A lista, que estará disponível nas páginas e aplicativos do Procon Vitória e do Vitória Online, traz as empresas que infringiram normas de Defesa do Consumidor e não solucionaram suas demandas pelos próprios canais de atendimento ou na sede do órgão.
Divulgação do Cadastro
A divulgação é realizada todos os anos, conforme previsão legal, para levar ao conhecimento público as empresas que desrespeitam os cidadãos em seus direitos como consumidores.
Neste ano, o órgão da capital apresenta 1.781 reclamações que geraram processos administrativos. Na lista, as empresas podem ser identificadas pelo nome fantasia e pela razão social.
"O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é uma ferramenta essencial para garantir mais transparência nas relações de consumo. Ele permite que os consumidores conheçam quais empresas registram o maior número de reclamações e como elas lidam com essas demandas. Além disso, serve como um instrumento de fiscalização e incentivo para que fornecedores aprimorem seus serviços. No Procon Vitória, trabalhamos para que os direitos dos consumidores sejam respeitados, e esse cadastro é um passo importante para fortalecer essa proteção.", pontuou Breno Panetto, gerente do Procon Vitória.
Topo do ranking
Entre as dez empresas com o maior número de reclamações que geraram processos administrativos, os três primeiros colocados são operados de telefonia.
Em Vitória, a ação atende ao disposto no art. 4º do Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, em consonância com o art. 2º, XVI, do Decreto Municipal nº14.975/2011, de 4 de Março de 2011. As informações são relativas ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro e 2024.
Serviço
Para buscar orientações ou registrar reclamações, os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon Vitória. Todas as etapas de atendimento são registradas no próprio aplicativo. Quem preferir o atendimento presencial pode agendar dia e horário por meio do Agendamento Online da PMV. As vagas são disponibilizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.
O Procon Vitória fica na Casa do Cidadão (avenida Maruípe 2455, em Itararé).
Funcionamento das 8h às 17h presencial e 24 horas pelo aplicativo ou portal.