Notícias
Dia do Circo tem show com artistas e atrações no Carmélia até domingo
Publicada em 28/03/2019, às 17h51
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Há décadas, o universo circense encanta o público. Até domingo (31), acontece, na área externa do Centro Cultural Carmélia de Souza, com entrada gratuita, o evento "Dia Mundial do Circo".
A proposta é divulgar a arte circense, além de promover debates com foco nos desafios e avanços do artista do circo. Na programação, uma série de apresentações artísticas com malabares, tecidos, monociclo, palhaços, mágico, entre outras atrações.
Programação
Quinta (28) e sexta (29)
Show com artistas circenses, às 9h30, às 14 horas e às 20 horas
Sábado (30) e domingo (31)
Shows com artistas circenses, às 18 horas
Homenagem
O Dia do Circo foi criado no Brasil em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo brasileiro Piolim por mais de 30 anos. Seu pai havia sido dono de circo quando ele ainda era pequeno, e foi ali que aprendeu a tocar violino e a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em promover a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos grandes intelectuais da Semana de Arte Moderna de 1922 (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) como o maior artista popular brasileiro.