Notícias

Dia da Mata Atlântica: Vitória divulga ações para cuidado e preservação do verde

Publicada em 25/05/2023, às 13h15 | Atualizada em 25/05/2023, às 13h45

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica
Parque da Fonte Grande: trilha e Mata Atlântica. (ampliar)

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica. E, para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai divulgar ações de promoção da preservação da área verde de capital, nesta sexta-feira (26). Dentre os anúncios estão os resultados do inventário da arborização da capital, o lançamento e disponibilização para consulta do sistema de geoarborização e o novo contrato de manutenção do paisagismo da cidade.

A solenidade, que está marcada para as 14 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, contará com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, secretários e membros da sociedade em geral.

"Esses são importantes serviços em prol do meio ambiente da capital. Quando a gente cuida com carinho, a gente tem uma área verde e uma cidade preparada para todas as gerações", destacou o secretário da pasta, Tarcísio Föeger.

Inventário

Durante quase um ano, uma equipe da Semmam realizou os trabalhos de atualização do Inventário da Arborização Urbana de Vitória. A iniciativa, que agora foi concluída, visou obter um panorama no qual as árvores, arbustos e palmeiras da cidade pudessem ser contabilizadas, bem como conhecer a diversidade das espécies, o percentual de indivíduos que sofrem interferência de fiações elétricas e telefônicas. Além disso, outros dados como o estado fitossanitário e vegetativas das espécies e as características do espaço físico onde se localizam também foram computados.

Leonardo Silveira
Parque Municipal da Fazendinha - Centro Ecológico Projeto Caiman
Parque Municipal da Fazendinha (ampliar)

"A arborização em avaliação foram aqueles que se encontravam em locais públicos, como canteiros centrais e laterais, alamedas, recantos, rotatórias e orla de Vitória, por meio do preenchimento de fichas cadastrais eletrônicas, disponibilizadas por um aplicativo desenvolvido especialmente para este inventário", destacou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Através de um dispositivo móvel com acesso à internet e serviço de localização, foi possível realizar o registro dos dados em campo com geolocalização, que agora será disponibilizado aos moradores para consulta. O estudo também permitiu identificar a altura, a inclinação do tronco e se a espécie está compatível com o ambiente em que vive, se está atrapalhando ou sendo prejudicada pela fiação.

Áreas verdes

Os trabalhos de plantio, retirada e poda de árvores, poda de grama, paisagismo, irrigação e jardinagem de parques serão intensificados com a operação do novo contrato de manutenção de áreas verdes, que passa a ter mais equipes em campo ao mesmo tempo, atendendo uma programação de execução de serviços em vários bairros da capital.

Confira no portal da Prefeitura a programação semanal de manutenção. Caso, precise, a população de Vitória pode acionar o serviço de manutenção de áreas verdes por meio do Fala Vitória 156, em www.vitoria.es.gov.br/156 e no aplicativo Vitória Online, disponível para as plataformas Android e iOS.

Leonardo Silveira
Parque Municipal da Fazendinha - Centro Ecológico Projeto Caiman
Parque Municipal da Fazendinha (ampliar)

Dia da Mata Atlântica

Em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a quando Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas, ainda em 1560. A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil e sua biodiversidade é uma das maiores do planeta: milhares de espécies vegetais e animais ocorrem apenas nela. Esse bioma, atualmente, compreende 15% do território brasileiro e está distribuída por 17 Estados, entre o Piauí e o Rio Grande do Sul, e também está em parte da Argentina e Paraguai.

Em Vitória, o Parque da Fonte Grande, localizado no "coração" do Maciço Central da capital, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país. Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de cerca de 218 campos de futebol, altamente acidentado com vales e pontões, declividades acentuadas, de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original com árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.


Voltar ao topo da página