Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia da Gestante é celebrado em sintonia com ações do Agosto Dourado em Vitória

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Thyago Oliveira
Verônica Salvina participou da conversa sobre aleitamento materno na UBS Ilha das Caieiras
Verônica Salvina participou da conversa sobre aleitamento materno na UBS Ilha das Caieiras.
Foto Divulgação
Unidade de Saúde de Fonte Grande celebra Dia da Gestante e Agosto Dourado
Unidade de Saúde de Fonte Grande celebra Dia da Gestante e Agosto Dourado

Nesta sexta-feira (15) é celebrado nacionalmente o Dia da Gestante. A data, além de homenagear a maternidade, reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher durante a gravidez. Em sintonia com o Agosto Dourado, as Unidades de Saúde realizam, ao longo do mês, rodas de conversa e espaços voltados para o incentivo à amamentação.

Entre as ações realizadas, às Unidades de Saúde da Fonte Grande e da Ilha das Caieiras promoveram, nesta semana, rodas de conversa entre gestantes e mães de recém-nascidos. Nos encontros, foram abordados temas como os benefícios do aleitamento materno, os cuidados com o corpo da mulher durante a gestação e no pós-parto, além da atenção à saúde do bebê.

Assistida pela Unidade da Ilha das Caieiras, Verônica Salvina de 24 anos, participou da roda de conversa realizada no local e foi uma das mães de recém-nascidos que estavam presentes no evento. "Eu acho muito importante, sou mãe de primeira viagem e venho nesses eventos para aprender. Quero entender se estou fazendo certo ou não, estou tendo essa experiência agora.

A diretora da UBS Ilha da Caieiras, Cláudia Acerbi, destacou que os encontros entre gestantes reforçam a compreensão do processo gestacional e a importância do vínculo entre mãe e filho. "Entendemos que o momento da gravidez é um momento sensível para mulher, atrás desses grupos procuramos fortalecer os vínculos entre a gestante e a criança. Através dos encontros elas aprendem e entendem tudo o que acontece nesse período."

Ludmila Cardoso, de 24 anos, atendida pela Unidade da Fonte Grande, relatou o aprendizado que teve ao decorrer da roda de conversa que ocorreu no local. "O evento foi maravilhoso. Estou com três semanas de gestação e aprendi bastante sobre ter uma boa alimentação e de como realizar a amamentação de forma correta. Teve sorteio também, foi ótimo."

"Esse momento é muito valioso para gestantes e puérperas, pois se torna um canal de fortalecimento entre elas e os profissionais de saúde. O encontro contou ainda com orientações, troca de experiências e sorteio de brindes para as futuras mamães, reforçando o compromisso da equipe com o cuidado e a saúde das famílias.", destacou a Diretora da UBS Fonte Grande, Marcela Lozer