Imprensa
Dez Milhas Garoto 2025: mudanças no trânsito e Ruas de Lazer suspensas em Vitória no domingo (28)
Publicada em | Atualizada em
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

No próximo domingo (28), será realizada a 34ª edição da Dez Milhas Garoto. A tradicional corrida capixaba terá largada em Vitória e chegada em Vila Velha. O evento esportivo contará com a participação de aproximadamente 17 mil corredores e afetará o trânsito em diversos pontos da capital.
Entre as alterações, está a suspensão da Rua de Lazer dos bairros Mata da Praia e Jardim da Penha. As ciclofaixas entre o Centro de Vitória e Jardim Camburi - que funcionam aos domingos e feriados - também estarão suspensas.
Para que corredores tenham segurança ao realizar o percurso e para que os motoristas e motociclistas possam circular com tranquilidade, a Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória organizou mudanças nas vias da cidade.
Os condutores devem evitar a área da Praça do Papa, Shopping Vitória, Praça dos Namorados e Camburi. A melhor opção para os condutores que circulam na capital será utilizar as seguintes vias (confira alguns pontos de referências delas):
- Avenida Vitória (onde ficam o Ifes e a Faesa);
- Avenida Cezar Hilal (onde está a Sedu);
- Avenida Leitão da Silva (Avenida da Unimed e da MedSenior);
- Avenida Nossa Senhora da Penha (a Reta da Penha, onde está localizada a Petrobras);
- Avenida Fernando Ferrari (onde está localizada a Ufes);
- Rodovia das Paneleiras (antigo aeroporto de Vitória).
Interdições
A partir das 5 horas, os dois sentidos da Avenida Dante Michelini estarão fechados para o acesso de veículos no trecho entre a Ponte de Camburi, em Jardim da Penha, até o Posto Shell, na Mata da Praia. Diferentemente da Rua de Lazer, não haverá pista alternativa com mão e contramão divididas por cone. Os acessos aos bairros Jardim da Penha e Mata da Praia só poderão ser realizados pela Avenida Fernando Ferrari (Ufes) e Adalberto Simão Nader (novo aeroporto).
A interdição é necessária para a montagem do pórtico de largada da corrida, acomodação dos corredores para a largada e a primeira parte do percurso.
Os motoristas que saem de Jardim Camburi sentido Centro ou que chegam à capital pela Rodovia Norte Sul devem entrar na Av. Adalberto Simão Nader, seguindo sentido Goiabeiras.
A previsão é que a Avenida Dante Michelini seja liberada às 10h30 para o fluxo normal de veículos.
Enseada do Suá e Praia do Canto
A partir das 6h30, também serão interditadas:
- Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá (rua da Praça do Papa);
- Avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá (rua do Shopping Vitória e da Assembleia Legislativa);
- Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto (onde fica a Praça dos Namorados e Guarderia).
Com o bloqueio na Ponte de Camburi, os motoristas que seguem do Centro de Vitória pela Avenida Beira-Mar não conseguirão acessar a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes nem ir para a Terceira Ponte, que também estará fechada. Haverá um bloqueio no cruzamento entre as Avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Leitão da Silva e Marechal Mascarenhas de Moraes, em Jesus de Nazareth. Só será liberado o trânsito local (moradores e trabalhadores da região).
Já o sentido Praia do Canto- Centro será fechado para a passagem dos corredores. A expectativa é que os veículos voltem a circular normalmente às 9h.
Terceira Ponte
A partir das 5h30, o sentido Vitória-Vila Velha da Terceira Ponte será totalmente interditado. Por isso, as Ruas Clóvis Machado (ao lado do Palácio do Café, na Enseada do Suá) e Duckla de Aguiar (próximo ao posto Monza, cruzamento com a Cézar Hilal, na Praia do Suá) serão bloqueadas. As duas dão acesso para a Terceira Ponte.
Os motoristas e motociclistas que pretendem ir para Vila Velha devem seguir pela Segunda Ponte ou Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), na região do Centro. A previsão é que a Terceira Ponte seja reaberta às 10 horas.
Devido ao grande número de corredores, a Guarda de Vitória (GCMV) pede paciência aos condutores e reforça para que utilizem as vias alternativas já citadas no início do texto. As equipes estarão distribuídas nos pontos mais movimentados para orientar condutores e também garantir a segurança dos corredores.