Notícias
Dez bairros vão receber aplicação de inseticida contra mosquito da dengue
Publicada em 10/06/2015, às 12h40
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi

A Prefeitura de Vitória inicia nesta quinta-feira (11) mais uma estratégia para o combate ao mosquito da dengue. Trata-se da aplicação do inseticida em gotículas, conhecido com UBV Pesado, que é acoplado a veículos.
Considerando o alto número de casos notificados no território de Mata da Praia e Centro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), irá realizar a aplicação do UBV Pesado nos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, República, Maria Ortiz, Ilha do Príncipe, Centro, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo e Jesus de Nazareth. O último ciclo acontece no dia 30. Veja o roteiro.
A aplicação do inseticida em gotículas justifica-se nas situações em que é necessário bloquear o maior número de imóveis em menor tempo. "A aplicação emite um odor característico, mas a névoa não é facilmente visível pela população, visto que o inseticida é aplicado em gotículas. O UBV Pesado concentra sua ação nas populações do entorno e dentro da residência, mais indicado para o Aedes aegypti", explica a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Clara Scarpati.
Horários
A aplicação será feita em todos os quarteirões dos bairros, das 4 horas às 8h30. "Esse período coincide com a inversão térmica e oferece maior possibilidade de manter as gotículas no ar pelo tempo necessário para atingir os mosquitos adultos de Aedes aegypti, que têm maior atividade ao amanhecer", destaca a coordenadora.
O CVSA levou em consideração também as características dos bairros que receberão a aplicação do UBV Pesado. "São bairros que têm grande movimentação de pessoas, fluxo de trânsito e um comércio bem movimentado, por isso a operação é mais viável nesse período", completa Clara Scarpati.
Orientações

Na manhã desta quarta-feira (10), as subsecretárias de Atenção em Saúde e Apoio Estratégico da Semus, Karina Delaprani e Cátia Lisboa, respectivamente, reuniram-se com a equipe de agentes de combate às endemias do território para ressaltar a importância do trabalho no interior das residências.
"A dengue é um problema de saúde pública, mas é também um problema de cada morador. A população está cobrando o carro fumacê achando que só isso resolverá o problema, mas sabemos que o trabalho dos agentes é primordial e a colaboração de cada morador é essencial para o combate ao mosquito da dengue", disse Cátia Lisboa.
Nesta quinta-feira (11), profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estarão reunidos com moradores na Associação Comunitária da Mata da Praia, às 19 horas, para orientar a respeito das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. "Faremos uma reunião para unir forças. Vamos falar para a população sobre o trabalho da Prefeitura e o que cada morador pode fazer para colaborar", concluiu Cátia Lisboa.
Diretrizes
Vitória segue as diretrizes nacionais para o controle da dengue, que preconizam essencialmente a realização da visita domiciliar casa a casa por meio dos agentes. Na visita, o profissional orienta o morador ou responsável pelo imóvel sobre a eliminação de criadouros de mosquitos, em especial o Aedes aegypti.
O mosquito da dengue tem preferência por criadouros situados dentro dos domicílios, com pouca matéria orgânica, pequenos e protegidos do sol, motivo pelo qual é priorizada a visita domiciliar.