Dez bairros vão receber aplicação de inseticida contra mosquito da dengue
Publicada em
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Veículos vão aplicar inseticida em gotículas: névoa fica no ar por mais tempo para eliminar os mosquitos da dengue
A Prefeitura de Vitória inicia nesta quinta-feira (11) mais uma estratégia para o combate ao mosquito da dengue. Trata-se da aplicação do inseticida em gotículas, conhecido com UBV Pesado, que é acoplado a veículos.
Considerando o alto número de casos notificados no território de Mata da Praia e Centro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), irá realizar a aplicação do UBV Pesado nos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, República, Maria Ortiz, Ilha do Príncipe, Centro, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo e Jesus de Nazareth. O último ciclo acontece no dia 30. Veja o roteiro.
A aplicação do inseticida em gotículas justifica-se nas situações em que é necessário bloquear o maior número de imóveis em menor tempo. "A aplicação emite um odor característico, mas a névoa não é facilmente visível pela população, visto que o inseticida é aplicado em gotículas. O UBV Pesado concentra sua ação nas populações do entorno e dentro da residência, mais indicado para o Aedes aegypti", explica a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Clara Scarpati.
Horários
A aplicação será feita em todos os quarteirões dos bairros, das 4 horas às 8h30. "Esse período coincide com a inversão térmica e oferece maior possibilidade de manter as gotículas no ar pelo tempo necessário para atingir os mosquitos adultos de Aedes aegypti, que têm maior atividade ao amanhecer", destaca a coordenadora.
O CVSA levou em consideração também as características dos bairros que receberão a aplicação do UBV Pesado. "São bairros que têm grande movimentação de pessoas, fluxo de trânsito e um comércio bem movimentado, por isso a operação é mais viável nesse período", completa Clara Scarpati.
Orientações
Divulgação Semus
Agentes de combate às endemias participaram de reunião para receber orientações sobre as ações de prevenção da dengue
Na manhã desta quarta-feira (10), as subsecretárias de Atenção em Saúde e Apoio Estratégico da Semus, Karina Delaprani e Cátia Lisboa, respectivamente, reuniram-se com a equipe de agentes de combate às endemias do território para ressaltar a importância do trabalho no interior das residências.
"A dengue é um problema de saúde pública, mas é também um problema de cada morador. A população está cobrando o carro fumacê achando que só isso resolverá o problema, mas sabemos que o trabalho dos agentes é primordial e a colaboração de cada morador é essencial para o combate ao mosquito da dengue", disse Cátia Lisboa.
Nesta quinta-feira (11), profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estarão reunidos com moradores na Associação Comunitária da Mata da Praia, às 19 horas, para orientar a respeito das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. "Faremos uma reunião para unir forças. Vamos falar para a população sobre o trabalho da Prefeitura e o que cada morador pode fazer para colaborar", concluiu Cátia Lisboa.
Diretrizes
Vitória segue as diretrizes nacionais para o controle da dengue, que preconizam essencialmente a realização da visita domiciliar casa a casa por meio dos agentes. Na visita, o profissional orienta o morador ou responsável pelo imóvel sobre a eliminação de criadouros de mosquitos, em especial o Aedes aegypti.
O mosquito da dengue tem preferência por criadouros situados dentro dos domicílios, com pouca matéria orgânica, pequenos e protegidos do sol, motivo pelo qual é priorizada a visita domiciliar.