Notícias
Dengue: mutirão elimina mais de 125 possíveis criadouros do mosquito Aedes em Mário Cypreste
Publicada em 12/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 12/03/2025, às 15h46
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na quarta-feira (12), agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, em parceria com a equipe de limpeza da Prefeitura de Vitória, realizaram um mutirão de combate à dengue no bairro Mário Cypreste.
O objetivo da ação foi eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e promover a conscientização da população sobre os cuidados preventivos.
A equipe se reuniu no Centro Municipal de Especialidades antes de percorrer os imóveis da região. A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, acompanhou as atividades e destacou a importância da colaboração de todos no enfrentamento da dengue.
"Pesquisas indicam que 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências, especialmente em locais como ralos de banheiro, pratos de plantas, reservatórios de água destampados, lixo acumulado, e vasilhas de água de animais que não são higienizadas. Por isso, realizamos ações como essa para sensibilizar a população e incentivar a participação de todos no combate ao mosquito", afirmou Magda Lamborghini.
Durante o mutirão, os Agentes de Combate às Endemias realizaram visita em 148 imóveis e 447 depósitos que poderiam servir de criadouros para o mosquito foram inspecionados. Foram encontrados 125 depósitos que poderiam potencialmente se transforma em criadouros de mosquitos, que foram eliminados imediatamente, enquanto 17 depósitos receberam tratamento.
Além disso, os agentes reforçaram as orientações sobre cuidados preventivos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, e também sobre a febre oropouche, transmitida pelo maruim.
Ações contínuas
Desde novembro de 2024, o município de Vitória vem se mobilizando e realizando ações de combate ao mosquito. Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde e os dois prontos atendimentos estão equipados com materiais, medicamentos e insumos para atender à população, além das equipes de profissionais de saúde. Em Vitória, seis US funcionam todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atendimentos.
A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.
Em uma ação pioneira no Estado, a Secretaria de Saúde de Vitória está informatizando o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) que começaram a utilizar tablet nas visitas domiciliares. Antes, o serviço era feito manualmente como o preenchimento dos boletins diários.
Com a utilização dos tablets, os ACEs passam a cadastrar os imóveis do município e a cada visita registrar digitalmente os depósitos inspecionados, informando também os que foram tratados, onde foram encontrados focos, condensação das informações através de relatórios.
Desde março de 2023, Vitória utiliza drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais.
Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê. Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.